Foi em clima de festa que o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) comemorou, no passado dia 29 de fevereiro, o seu 20.º aniversário. E para assinalar a data, organizou uma semana recheada de atividades, incluindo um dia dedicado ao team building, um jantar comemorativo e uma conferência que juntou várias referências mundiais no domínio da conservação de oceanos.

O “programa de festas” incluiu ainda a abertura de duas exposições: uma exposição fotográfica sobre os 20 anos do CIIMAR e a exibição da coleção de conchas Russel-Pinto doada ao CIIMAR há 13 anos. Esta última integra conchas de todo o mundo, principalmente dos oceanos Atlântico e Indo-Pacífico, recolhidas ou oferecidas a Fernanda Russell-Pinto (Professora Associada do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e Rui Pinto (promotor de mergulho recreativo no Porto) durante uma vida inteira de viagens e mergulho.

Duas décadas após a fundação, o CIIMAR é hoje uma referência nacional e internacional em investigação na área do mar e meio ambiente, trabalhando na fronteira do conhecimento, inovação e sustentabilidade dos Oceanos. Com mais de 500 investigadores, o centro destaca-se pela sua missão científica interdisciplinar, assumindo também um importante compromisso com o meio ambiente e o oceano.