Como forma de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos – World Oceans Day, bem como o arranque da época balnear, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) vai promover, no próximo dia 8 de junho, segunda-feira, uma ação de recolha de plásticos das praias, aberta a toda a população.

“Após este período de confinamento, estamos cheios de saudades do mar, e apesar de já ter começado a época balnear, muitas atividades ainda não regressaram à normalidade. Mas isso não nos impede de estarmos juntos no objetivo de proteger a nossa casa e os nossos oceanos!”, explica Eunice Sousa, do Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR.

“A nossa proposta é assim para as pessoas se deslocarem à praia, isoladamente ou em pequenos grupos, mantendo as regras de segurança necessárias, e fazerem uma pequena «caça» ao plástico, desfrutando do prazer de voltar a contactar com as nossas praias limpando-as de todo o plástico que lá chega,” acrescenta.

Mas o desafio proposto pelo CIIMAR não se fica “apenas” pela limpeza. Nesse sentido, os participantes são convidados a partilhar os resultados da sua “caça” nas redes sociais, publicando  um vídeo, um desenho, uma fotografia das suas “presas” com as hashtags #CIIMAR20anos #WorldOceansDay #ProtectOurHome #OceanOptimism #OceanActionPortugal

A iniciativa inclui ainda a transmissão de um direto, a partir das 11h30, na página do facebook do CIIMAR. Para mais detalhes, consultar a página do evento no Facebook e o website do World Ocean Day.

Recordar o que é essencial

O CIIMAR tem já um largo historial de campanha educativas e ações contra os plásticos no Oceano. Entre as inúmeras iniciativas já desenvolvidas, o CIIMAR foi pioneiro na redução dos plásticos de uso único nas suas instalações através da Campanha “Stop the Plastic Tide!” e do projeto de literacia e sensibilização “Ocean Action” a decorrer desde 2015, e premiado com o Green Project Awards de 2016.

Segundo José Teixeira , coordenador do projeto, “o cenário de pandemia e confinamento que passamos pode e deve ser aproveitado para nos ajudar recordar a importância daquilo que é mais essencial para todos nós e para o planeta e assim ajudar-nos a repensar a nossa relação com a natureza”.

Mas a pandemia também deixou marcas negativas nas praias. “Além dos plásticos do costume, como tampas, garrafas, cotonetes e beatas, agora é também possível encontrar máscaras e luvas descartáveis por todo o lado, o que nos mostra que não estamos a aprender a lição”, adverte José Teixeira.

A ideia de comemorar um dia dedicado aos oceanos foi lançada em 1992, durante a Cimeira da Terra, mas foi apenas em 2002 que o conceito ganha vida através do Ocean Project que lançou a primeira edição do World Oceans Day. A partir de 2008, as Nações Unidas reconhecem finalmente a data de 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo das pessoas ao redor deste planeta azul se reunirem em família, amigos e comunidade para celebrar, honrar e proteger o Oceano.