O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) celebra 20 anos de existência no próximo dia 29 de fevereiro e, para assinalar a data, vai reunir algumas das maiores referências mundiais no domínio da conservação dos Oceanos.

A decorrer no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a conferência internacional SOS “Sustainable Ocean Strategies” irá focar-se nas estratégias que garantam a sustentabilidade dos Oceanos, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Para falar destes temas estará então um leque de convidados nacionais e internacionais de renome (ver programa). É o caso, por exemplo, de Tanya Houppermans, reconhecida e multipremiada fotógrafa subaquática e uma apaixonada conservacionista que desmistificou a imagem dos tubarões junto do grande público.

Confirmada está também a presença de Nancy Knowlton, Cátedra das Ciências Marinhas do prestigiado Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, especialista em biologia de recifes de coral e líder científica nos Censos da Vida Marinha. Ou então de Peter Heffernan, o mais recente membro da missão da Comissão Europeia para os oceanos, mares e águas costeiras e interiores saudáveis do novo programa Horizonte Europa (2021-2027).

A multipremiada fotógrafa subaquática Tanya Houppermans é uma das presenças confirmadas na conferência. (Foto: Scott Houppermans )

Aos convidados internacionais juntam-se ainda vários representantes de Portugal, país com uma história e cultura fortemente ligadas o mar. Entre eles incluem-se o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e Miguel Marques, sócio da Price Waterhouse Coopers, responsável pelos assuntos da economia do mar, que irão focar o papel do Mar no contexto bacional e o seu potencial como recurso de investigação.

Onde e como particpar?

A Conferência SOS tem início às 14h30 e terá lugar no 3º piso do Edifício do Terminal do Porto de Leixões.

O acesso é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia.

Mais informações aqui.

Sobre o CIIMAR

Fundado em 2000, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto é hoje uma referência nacional e internacional na investigação na área do mar e ambiental, trabalhando na fronteira do conhecimento, inovação e sustentabilidade dos Oceanos. Ultrapassando já os 500 investigadores, o CIIMAR destaca-se pela interdisciplinaridade na sua missão científica e abrange hoje áreas de desenvolvimento científico, tecnológico, económico, empresarial e de apoio às políticas públicas e governamentais, assumindo ainda um importante compromisso com a literacia ambiental e do Oceano.