No verão passado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) foi notícia devido à participação do investigador Jean-Baptiste Ledoux num estudo de caracterização das ondas de calor recorrentes que causam mortalidades em massa no Mar Mediterrâneo. Este estudo, que contou com a contribuição de 30 equipas de investigação de toda a Europa, revelou o efeito drástico das ondas de calor marinhas na biodiversidade marinha do Mediterrâneo entre 2015 e 2019.

Agora, novas observações realizadas em torno de Marselha (França) pela Septentrion Environnement e uma equipa de investigadores de diferentes laboratórios, incluindo o CIIMAR, mostraram os impactos dramáticos da forte onda de calor marinha que atingiu a bacia do Mediterrâneo em 2022, persistindo quase ininterruptamente de agosto a outubro.

Os efeitos desta onda nunca antes registada ter-se-ão feito sentir sobretudo no coralígeno, uma biocenose endémica do Mediterrâneo que inclui esponjas e antozoários como o coral vermelho Corallium rubrum e a gorgónia vermelha Paramuricea clavata. Até 80% das colónias de gorgónias vermelhas foram afetadas por necrose nesta região, entre a superfície e os 20 metros de profundidade.

Os corais coralígenos desempenham um papel importante na biodiversidade mediterrânica e proporcionam habitat e proteção a um grande número de espécies comerciais, nomeadamente peixes. Como tal, a sua preservação é crucial para manter a economia local e o património cultural.

 

A importância de monitorizar o impacto das ondas marinhas

Para investigar melhor o impacto das ondas de calor na distribuição e saúde dos corais indígenas, o CIIMAR faz parte de um consórcio internacional de laboratórios e autoridades de gestão. O objetivo deste projeto de colaboração é compreender melhor os parâmetros responsáveis pelo desencadeamento de episódios de mortalidade nas gorgónias mediterrânicas e estudar a origem da diversidade de resposta observada entre indivíduos, populações e espécies.

Para atingir este objetivo, foram implementadas abordagens complementares, desde a ecologia experimental ao estudo transcriptómico e proteómico das gorgónias durante o episódio de mortalidade e à análise da diversidade genómica das populações.

O CIIMAR está mais particularmente envolvido no desenvolvimento de abordagens genómicas populacionais para compreender as respostas diferenciais às ondas de calor marinhas em espécies de gorgónias,

A coordenação e cooperação continuam imprescindíveis para monitorizar a intensidade e frequência destes fenómenos que podem estar a transformar os principais ecossistemas costeiros.