Já são conhecidos os vencedores do concurso Wiki Loves Earth 2021, cuja edição portuguesa contou com apoio do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) na seleção das 15 fotografias vencedoras (oito na categoria “Paisagem” e sete na categoria “Vida Selvagem”).

Os concursos Wiki Loves Earth já são uma tradição anual e têm como objetivo angariar fotografias de acesso livre para a Wikipédia de todas as áreas protegidas de Portugal e do mundo. Procura-se deste modo realçar a biodiversidade e o património natural presente nestas áreas, e a importância da sua proteção.

Gonçalo Themudo, investigador do CIIMAR-UP, é voluntário na equipa Wiki Loves Earth e destaca a importância deste tipo de iniciativas para realçar a proximidade das pessoas com a natureza: “Muitas vezes, nem nos apercebemos da imensa biodiversidade que nos rodeia, muitas vezes mais perto do que podemos imaginar. Este concurso pretende aumentar a apreciação por esta natureza que nos é próxima, e realçar não só a diversidade, mas também a universalidade da mesma”, refere.

O mesmo responsável acrescenta que o concurso “permite não só aos fotógrafos amadores e profissionais explorarem o património natural português, como a quem consulta a Wikipédia reconhecer a diversidade de habitats existentes em Portugal através de fotografias dos locais”.

O concurso tem tentado realçar não só a beleza das paisagens naturais, mas também o papel das áreas protegidas na preservação da biodiversidade, havendo cada vez um maior foco em fotografia de vida selvagem.

O mar e as zonas costeiras representam também uma grande parte das fotografias submetidas a concurso em Portugal, resultado de maior presença humana na costa e do facto de uma área significativa das áreas protegidas serem marinhas ou costeiras.

O envolvimento do CIIMAR no Wiki Loves Earth

Habitualmente, os vencedores são pré-selecionados por uma equipa de voluntários da Wikipédia e da Wikimedia Portugal, que escolhem as fotografias de melhor qualidade de entre milhares que anualmente são submetidas, para apresentar a um júri final, composto por fotógrafos da Natureza. Este ano, o júri do concurso contou ainda com a participação do CIIMAR através do Gabinete de Comunicação de Ciência, representado por José Teixeira. O resultado desta seleção já está disponível e pode ser consultado no blog da Wikimedia Portugal.

De forma a integrar os interesses dos seus investigadores muito para além das suas tarefas no centro de investigação, o CIIMAR apoiou o envolvimento de Gonçalo Themudo, que reconhece a importância do seu papel como investigador em ações de envolvimento da comunidade em geral na proteção ambiental.

“Como investigador na área da biologia evolutiva e da ecologia, tive o privilégio de contactar de perto com a natureza ao longo da minha carreira. Aliando a isso a minha paixão pela partilha livre de conhecimento, científico e não só, fez com que naturalmente me associasse a este concurso que disponibiliza imagens deslumbrantes das nossas paisagens naturais, e da nossa fauna e flora para serem usadas por qualquer um”, refere o investigador da equipa Animal Genetics and Evolution do CIIMAR.

O concurso de 2021 contou ainda com o apoio do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU para uma categoria especial no âmbito da campanha Wiki4HumanRights. O objetivo passava por capturar o impacto de atividades humana em áreas protegidas, tais como os efeitos do aquecimento global, perda de biodiversidade, destruição de habitat e poluição, e impactos negativos sobre os seres humanos resultantes da destruição da natureza.

Exposição fotográfica chega em 2022 ao Jardim Botânico

E para que o apoio não fique por aqui, o CIIMAR e o Museu de História Natural da Universidade do Porto estão a colaborar com a Wikimedia Portugal para a curadoria de uma exposição a realizar no Jardim Botânico do Porto em 2022, expondo fotografias submetidas nas várias edições do concurso desde 2013, que realcem não só os trabalhos no âmbito das paisagens e biodiversidade em geral, como também tenham um foco especial no mar, em plena Década dos Oceanos.

Esta exposição terá por objetivo apresentar uma seleção de fotos representativas da biodiversidade do planeta, e demonstrar o poder de cada ser humano na preservação do património natural. Pretende também mostrar o trabalho feito por fotógrafos amadores e profissionais que se dispuseram a disponibilizar com uma licença livre as suas fotografias. Espera-se com esta exposição dar a conhecer de muito perto a biodiversidade de todo o mundo, em particular de Portugal e das zonas costeiras, num cenário envolvente como o Jardim Botânico do Porto.

O concurso e a exposição proposta pelo CIIMAR em colaboração com o MHNC-UP são financiados por uma bolsa atribuída à Wikimedia Portugal pela Wikimedia Foundation, uma instituição sem fins lucrativos dos Estados Unidos que mantém vários projetos relacionados ao conhecimento livre, como a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia (www.wikipedia.org), um dos sites mais visitados em todo o mundo, e do repositório de imagens Wikimedia Commons (commons.wikimedia.org).