O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) passou recentemente a integrar o The Porto Protocol, uma iniciativa que nasceu do mundo dos vinhos mas que se transformou num compromisso para proteger o clima.

O objetivo do The Porto Protocol passa pela construção de uma plataforma aberta e dinâmica de ideias e soluções viáveis ​​para combater o progresso ou os efeitos das alterações climáticas. No caso do CIIMAR, esse contributo consiste num projeto de “Nature Based Solutions” (soluções baseadas na natureza), focado na gestão da água e promoção dos serviços dos ecossistemas através de Telhados/Coberturas Verdes e Ilhas Flutuantes.

“A forma de nos adaptarmos às alterações climáticas e mitigar os seus efeitos é através do uso de tecnologia, trabalhando com a Natureza e em projetos colaborativos”, explica Cristina Calheiros, investigadora do CIIMAR e líder do projeto.

Uma gestão sustentável da água

As coberturas verdes (aplicadas a edifícios) e as ilhas flutuantes (aplicadas a massas de água) são duas soluções baseadas na natureza que, em contexto urbano, desempenham papéis importantes em relação aos serviços e funções do ecossistema.

Estas ferramentas mostram-se relevantes para apoiar as boas práticas de aplicação desses sistemas e contribuir para uma estratégia de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, especialmente em áreas costeiras onde as informações são escassas.

A abordagem apresentada pelo CIIMAR ao The Porto Protocol define assim desafios ambientais e de sustentabilidade, contribuindo para um uso integrado dos recursos aquáticos e mitigação do impacto das atividades humanas nos ecossistemas, com potencial de valorização económica a nível nacional e internacional.

Recorde-se que o CIIMAR vem testando, desde há vários anos, a aplicação de ilhas flutuantes para promover a remoção mais eficaz de poluentes da água salgada. No âmbito deste trablho, foi já instalado um pequeno “arquipélago” de cinco ilhas ao largo das marinas do Terminal de Cruzeiros de Leixões e de Leça da Palmeira.