O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é uma das instituições que vão acolher o BIOTOXDoc , um novo programa doutoral direcionado para a formação de estudantes de doutoramento e inovação nos domínios do controlo, métodos de mitigação e avaliação de risco das biotoxinas.

O BIOTOXDoc faz parte de uma rede doutoral recentemente aprovada no contexto da convocatória HORIZON-MSCA-2022-DN-01-01 e atribuída a um consórcio de nove instituições lideradas pela Universidade de Viena, Áustria, entre elas o CIIMAR. O consórcio conta ainda com 10 instituições associadas, das quais se destaca a Universidade do Porto.

Vítor Vasconcelos, presidente da direção do CIIMAR e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), é o investigador principal responsável pela parte do projeto a desenvolver no CIIMAR.

As biotoxinas na alimentação humana

O problema das biotoxinas, especialmente as relacionadas com toxinas, está a crescer num contexto de alterações climáticas e requer soluções urgentes. As alterações climáticas têm levado a crescimentos desequilibrados de organismos produtores de toxinas, em especial as florescências nocivas de microalgas e cianobactérias em água doce, estuários e no mar, ou as toxinas de fungos em cereais e frutos secos.

Estas toxinas podem contaminar a cadeia alimentar humana e estar presentes em produtos alimentares, em rações animais, mas também nas águas balneares e de consumo humano, nos solos, podendo até contaminar o ar. Contudo, são poucos os trabalhos e investigações que se focam na sua deteção in situ ,nos mecanismos de mitigação e na criação de redes de alerta que permitam controlar os seus impactos.

Com o título “Alimentos seguros num mundo de mudanças climáticas: um programa doutoral para desenvolver novos controlos, métodos de mitigação e avaliação de risco para biotoxinas”, o projeto BIOTOXDoc visa então “formar estudantes de doutoramento numa ampla gama de competências necessárias para inovar em vários campos e abordagens científicas, urgentemente necessárias para controlar e mitigar as biotoxinas”, como explica Vítor Vasconcelos.

A dimensão do consórcio, que envolve especialistas em diversas áreas e de contexto internacional, permitirá congregar as competências de uma equipa multidisciplinar e multissetorial.

O projeto centrar-se-á no desenvolvimento de sistemas de alerta precoce de biotoxinas no ambiente e de testes de espectrometria de massa portáteis que permitirão a deteção de níveis de toxinas in situ e em tempo real. Estes sistemas serão desenvolvidos para permitir a deteção de diversos tipos de toxinas, nomeadamente ficotoxinas (toxinas de algas), micotoxinas (toxinas de fungos) e toxinas de plantas, de forma isolada e em conjugação, de forma a melhor estimar o seu impacto em condições naturais e as suas interações.

No seu conjunto, o programa doutoral permitirá formar dez doutorados para desenvolver novas estratégias de destoxificação de biotoxinas e avaliarão a toxicidade combinada de biotoxinas co-ocorrentes.

No CIIMAR

A linha de investigação a desenvolver no CIIMAR centrar-se-á na compreensão dos mecanismos moleculares de bioacumulação e depuração de toxinas em moluscos que permitirão promover uma cadeia alimentar marinha sustentável.

“A maior parte destas toxinas, quer as monitorizadas regularmente pelo IPMA quer as toxinas emergentes, que têm vido a ser registadas nas nossas águas devido às alterações climáticas, acumulam-se preferencialmente em moluscos, como os bivalves – mexilhão, ameijoa, ostra, mas também em moluscos gastrópodes como os búzios e os burriés, podendo causar intoxicações humanas quando são consumidos após apanha em zonas contaminadas” destaca o investigador do CIIMAR. E alerta:  “o risco é mais elevado quando essa apanha é feita de forma individual, por famílias que desconhecem que essa zona está contaminada com estas toxinas.”

Com este objetivo, o CIIMAR receberá um(a) estudante sob orientação de Vítor Vasconcelos e de Alexandre Campos, também ele do investigador do CIIMAR. O projeto de doutoramento será realizado no CIIMAR com estágios regulares na Universidade de Vigo e na Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.