Oito alunos da UP vão desenvolver um estágio renumerado no CIIMAR

Oito alunos da U.Porto vão desenvolver um estágio renumerado no CIIMAR

Decorreu no passado dia 7 de outubro a sessão de lançamento da 3ª edição do Blue Young Talent (BYT), um programa de formação pré-graduada avançada nas áreas das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais. Esta iniciativa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto tem como objetivo proporcionar aos melhores estudantes da U.Porto nestas áreas científicas um estágio remunerado de 10 meses de duração em ambiente científico de excelência.

Nesta sessão oficial de lançamento, foram apresentados os oito estagiários selecionados para a terceira edição do programa – Ana Luísa Costa, Flávio Margato, João Mouta e Marta Alves (ICBAS), Ângela Esteves e Filipa Ferreira (FCUP/ICBAS), Ana Luísa Mano (FCUP) e Francisco Raio (FEUP) – e os temas dos trabalhos que irão desenvolver.

Ao longo do programa, os estudantes terão a oportunidade de participar num conjunto de atividades de enriquecimento curricular e irão integrar equipas e trabalhos de investigação do CIIMAR em áreas tão diversas como a biotecnologia marinha, alterações globais, serviços dos ecossistemas, aquacultura e nutrição.

Este programa destina-se aos estudantes da U.Porto que tenham finalizado o segundo ano do 1º ciclo (Licenciatura) e resulta de uma parceria que junta o CIIMAR a outras 18 entidades (Soja de Portugal, Marinnova, ALGAplus, NZYTech, Docapesca, PWC, Alfagene, Frilabo, Fisher Scientific, Bioportugal, OceanScan, Laborders, Sea8, ANICP, Fórum Oceano, SEALIFE, Associação Portuguesa de Aquacultura, FOR-MAR). O BYT destaca-se pela sua transversalidade e ligação com a indústria e PMEs., promovendo assim a investigação fundamental e aplicada em áreas científicas de vanguarda relacionadas com as ciências marinhas.