O Congresso tem como principal objetivo fortalecer as relações existentes entre os países de língua oficial o português. (Foto: FADEUP)

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), vai  organizar entre os dias 27 e 30 de setembro de 2016, o XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.

Este é um evento bienal, que ocorre ininterruptamente desde 1989, dirigido a professores/investigadores, estudantes e profissionais da área do desporto, sendo um dos acontecimentos de maior repercussão no domínio das Ciências do Desporto, no espaço lusófono.

O movimento foi fundado por Alfredo Gomes Faria Júnior (Brasil), professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor Honoris Causa pela U.Porto, e por Jorge Olímpio Bento (Portugal), professor e atual diretor da FADEUP. O Congresso tem como objetivo, desde a sua criação, integrar os pensamentos académicos e científicos de cada país e região da Lusofonia referentes à Educação Física e às Ciências do Desporto, assim como estabelecer uma sólida rede de fraterna e profícua cooperação entre instituições, docentes e estudantes. Outra proposta do evento é fortalecer as relações existentes entre os países que possuem como língua oficial o português.

Evento bienal dirigido a professores/investigadores, estudantes e profissionais da área do desporto.

Esta será a terceira vez que o congresso tem lugar na cidade do Porto, depois de 1991 e 2004. E não é por acaso. A edição dest ano insere-se no Programa de Comemorações do 40º Aniversário da FADEUP e a sua Cerimónia de Encerramento coincidirá com término das celebrações.

Como evento paralelo decorrerá no mesmo período o II Congresso da Associação Latina de Filosofia do Desporto (ALFID).

Mais informações aqui.