Até ao próximo dia 24 de maio, pense duas vezes antes de tentar afastar uma abelha e outros seres que rondem as flores do jardim ou da varanda lá de casa… Em vez disso, pode tirar-lhes uma fotografia e contribuir para o projeto “Polinizadores de Portugal”, uma iniciativa do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e do Parque Biológico de Gaia, que se propõe a juntar cidadãos e cientistas no estudo sobre a presença daquelas espécies no nosso país.

Os polinizadores são fundamentais no mundo em que vivemos. Responsáveis pelo transporte do pólen entre flores, possibilitam a reprodução das plantas e a formação de frutos e sementes. De facto, cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores, tendo estes uma enorme importância a nível ecológico e para as populações humanas.

E se pensa que apenas as abelhas entram neste grupo, desengana-se. Além das mais de 700 espécies de abelhas que ocorrem em Portugal, temos borboletas, escaravelhos, vespas, percevejos, e muitas espécies de moscas envolvidas na polinização de plantas”, esclarece Sónia Ferreira, entomóloga e investigadora do CIBIO-InBIO.

Em Portugal, sabe-se hoje que existem alguns milhares de espécies de polinizadores, tendo uma parte delas sido  descoberta com a contribuição de cidadãos cientistas. Apesar disso, a distribuição de muitas espécies é ainda praticamente desconhecida no nosso país.

É precisamente para colmatar essa falha que nasce o projeto “Polinizadores de Portugal”. O objetivo passa por perceber, não apenas como se distribuem as espécies, mas também os períodos em que visitam as flores e conhecer um pouco mais sobre a sua abundância.

Para além das abelhas, a “família” dos polinizadores inclui ainda borboletas, escaravelhos, vespas, percevejos, e muitas espécies de moscas envolvidas na polinização de plantas. (Foto: DR)

Como participar

O funcionamento do projeto é muito simples. Cada participante – residente em Portugal continental, Madeira e Açores –  terá de fazer registos fotográficos de invertebrados encontrados na sua varanda, jardim ou quintal, focando a sua procura especificamente em animais que estejam em flores.

Seguidamente, deverá fazer o upload das imagens na plataforma BioDiversity4All/iNaturalist, identificando o animal até ao nível taxonómico que for capaz. A comunidade de utilizadores do site iNaturalist validará esta informação e realizará, quando necessário e possível, uma identificação mais detalhada das espécies fotografadas.

Todos os dados recolhidos ficarão publicamente disponíveis e contribuirão então para um maior conhecimento dos polinizadores de Portugal. Entre os resultados previstos inclui-se ainda a elaboração da primeira Lista Vermelha dos Invertebrados de Portugal.

Para além dos cidadãos-cientistas, o projeto conta ainda com cerca de meia centena de parceiros. Entre eles contam-se diversas instituições académicas, museus, centros de Ciência Viva, escolas, associações, ONGs, grupos locais de proteção da natureza, zoológicos, centros de recuperação animal, municípios, associações de municípios e instituições governamentais.

Com o desafio agora lançado, pretende-se também assinalar o Dia Mundial da Abelha (20 de maio), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, e celebrado pela primeira vez em 2018. A celebração deste dia visa aumentar a consciência sobre a importância dos polinizadores, as ameaças que enfrentam e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.