Christopher EmdinPoderá um espetáculo de rap ou de hip hop ser mais inspirador para um aluno do que uma aula convencional? Serão as técnicas usadas pelos rappers mais eficazes para o ensino do que as metodologias usadas por grande parte dos professores? Christopher Emdin, investigador e docente das universidades de Columbia e de Harvard (EUA), acha que sim. E vai explicar porquê na conferência que protagoniza esta sexta-feira, dia 11 de julho, na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), numa iniciativa conjunta da FCUP e da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, integrada na edição 2014 da Universidade Júnior (UJr).

Nesta passagem por Portugal, e perante um público composto maioritariamente professores do ensino básico e secundário e pelos jovens participantes da UJr, o investigador norte-americano vai abordar a relação pouco explorada entre a cultura hip-hop e o conhecimento científico nas áreas ligadas às STEM (Ciência, Tecnlogia, Engenharia e Matemática). A intervenção centar-se-á sobretudo na forma como o estudo e o ensino da matemática se pode tornar mais divertido e inspirador através do uso coloquial de termos científicos, expressões e conceitos característicos da música popular negra, abrindo ao mesmo tempo novos campos de possibilidades profissionais para os jovens.

Formado em campos tão distintos como a Educação Urbana, as Ciências Naturais, a Biologia, a Química ou a Antropologia, Christopher Emdin desenvolve o seu trabalho inovador no campo das ciências da educação enquanto Professor Associado do Departamento de Matemática, Ciência e Tecnologia do Teachers College da Universidade de Columbia, e investigador do WEB DuBois Institute da Universidade de Harvard. Paralelamente, é um reconhecido orador e crítico social em questões relacionadas com a educação, a cultura hip hop,  a desigualdade e a diversidade racial. Entre as distinções recebidas ao longo da carreira destacam-se o Outstanding Dissertation Award e o Emerging Leader Awards atribuídos pela Phi Delta Kappa (associação norte-americana destinada a educadores) e o prémio de Best paper for Innovation in Teaching Science Teachers da Association for Science Teacher Education (ASTE).

A conferência “Lets start again with the M in STEM” tem início às 11h00, no Auditório 2 do Edifício FC6 (Departamento de Ciência de Computadores) da FCUP. A entrada é livre, mediante confirmação de presença através do e-mail [email protected] ou do telefone 22 040 80 68