É já esta segunda e terça-feira14 e 15 de junho – que se realizam as eleições para os 12 representantes dos docentes e investigadores e o representante do pessoal não docentes e não investigador que vão fazer parte do Conselho Geral da Universidade do Porto durante o quadriénio 2021-2025.

As urnas estarão abertas das 10h00 às 20h00, com mesas de voto em todas as unidades orgânicas da U.Porto, disponíveis para todos os docentes e investigadores e pessoal não docentes e não investigador, de acordo com o seu registo nos cadernos eleitorais (docentes e investigadores /não docentes e não investigadores) .

De notar que o voto é uninominal, pelo que os eleitores deverão votar num único membro efetivo de uma única lista, colocando um X à frente do seu nome. Serão considerados nulos os boletins de voto que não respeitem esta norma ou que tenham desenhos, rasuras, palavras escritas ou outras indicações.

Sete listas na corrida

Recorde-se que são sete as listas se candidatam a este ato eleitoral: cinco listas para a eleição dos 12 representantes de docentes e investigadores e duas listas para a eleição do único representante de não docentes e investigadores.

À eleição dos representantes dos docentes e investigadores apresentaram-se as seguintes listas: Lista A – “Recentrar a Universidade com Visão Estratégica”; Lista B: “Juntos por uma Universidade de Excelência”; Lista C – “Pela Universidade: Participação e Cultura Democrática”; Lista D – “Renovar e Fortalecer”; e Lista E – “Pensar o Passado e Projetar o Futuro”.

Já para a eleição do único representante dos não docentes e não investigadores no Conselho Geral são duas as listas candidatas: Lista A: “Unidos na UP”, encabeçada por Hugo Manuel Mendonça (FADEUP); e Lista B – “Por uma Universidade de Qualidade, Unida, Sustentável e voltada para o Futuro”, liderada por Vítor Manuel Oliveira Silva (REIT).

Ao longo do último mês, as seta listas tiveram a oportunidade de dar a conhecer os seus manifestos eleitorais em múltiplas iniciativas, incluindo a gravação de vídeos de apresentação e a participação em três debates (aqui, aqui e aqui) moderados pelos jornalistas Samuel Silva (Público), Cláudia Viana (RTP) e José António Pereira (RTP).

Toda a informação relativa ao processo eleitoral (listas candidatas, cadernos eleitorais, mesas de voto, etc.) encontra-se disponível para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade do Porto. Para além da eleição do Reitor, as suas competências incluem a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Os representantes dos estudantes são eleitos em períodos bienais, tendo o seu último ato eleitoral ocorrido em novembro de 2020. Já os membros externos serão definidos apenas após o ato eleitoral de 14 e 15 de junho, quando os novos membros eleitos do Conselho Geral se reunirem pela primeira vez para definir a lista de personalidades a cooptar.