Saudáveis, nutritivos e amigos do planeta? Sim a todas as perguntas! Os Bean’Go são snacks feitos a partir de leguminosas, 100% naturais, feitos no forno e… nasceram na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Comercializados pela Snood Foods – uma spin-off da Universidade – os snacks já podem ser encontrados nas prateleiras de alguns supermercados.

Feijão com manga e pimentão, ervilha com chili e alecrim para os mais aventureiros. Ou feijão, grão de bico e ervilha crocantes com sal, para os mais clássicos e tradicionais: estes snacks são uma alternativa saudável e nutritiva para todos os gostos. São feitos no forno – garantindo que têm metade da gordura que outras alternativas alimentares do género – e têm menos 40% de sal e 2,5 vezes mais proteína e fibra.

Práticos e fáceis de consumir em qualquer momento e local, os Bean’Go são uma forma de incluir mais leguminosas na alimentação dos portugueses. O consumo de feijão, ervilha, grão de bico e outros é fundamental para a prevenção de doenças como diabetes ou cancro do cólon, mas o seu consumo em Portugal é “geralmente muito menor que as recomendações alimentares”, explica Duarte Torres, da FCNAUP, um dos criadores do produto.

Os Bean’Go foram criados para aumentar o consumo de leguminosas entre os portugueses. (Foto: DR)

Tendo como base essa premissa, a equipa de investigação arregaçou as mangas e criou estes chips saudáveis, nos quais as leguminosas são a estrela principal (60% do produto). A receita também não tem glúten, corantes nem conservantes e recorre apenas a aromas naturais, permitindo uma maior preservação dos nutrientes e riqueza nutricional.

Além de serem 100% naturais, os snacks Bean’Go constituem uma alternativa sustentável numa altura em que a atenção dada ao planeta é fundamental. As leguminosas são um excelente substituto da proteína animal, com a vantagem de que a produção dessa proteína vegetal tem impacto ambiental “significativamente inferior ao que se verifica para a produção da proteína de origem animal”, explica Duarte Torres.

Ao mesmo tempo, o cultivo das leguminosas “promove fixação de azoto e aumento de biomassa e atividade microbiana nos solos”, tendo um impacto ambiental positivo: “Os nossos snacks são, ao mesmo tempo benéficos para a saúde humana e para a sustentabilidade dos recursos alimentares”, conclui o investigador.

Da Faculdade para o mercado

Os Bean’Go já estão à venda em alguns supermercados Pingo Doce. O caminho da academia até à prateleira foi feito pela Snood Foods, empresa spin-off da U.Porto que produz e comercializa o produto.

Este projeto empresarial partiu da investigação na FCNAUP e a missão da startup é “desenvolver produtos com elevado teor nutricional, saborosos e convenientes, usando ingredientes de baixo impacto ambiental e normalmente esquecidos pelos consumidores”, refere Alexandre Santos, CEO da Snood Foods.

Os snacks foram desenvolvidos pelos investigadores Márcia Gonçalves, Gonçalo Barreto dos Santos, Débora Teixeira e Duarte Torres. (Foto: DR)

Numa primeira fase, o financiamento angariado foi utilizado para construir a unidade industrial e arrancar a produção. Posteriormente, o produto foi dado a conhecer aos retalhistas que mostraram bastante interesse e recetividade.

A Snood Foods pretende agora fazer da marca Bean’Go uma “referência de snacks saudáveis e saborosos”, estando por isso a planear um “alargamento da distribuição do produto bem como a capacidade de produção e comercial”, refere Alexandre Santos.

Saborosos, crocantes e convenientes, os snacks saudáveis da U.Porto chegaram para ficar. Como diz a marca: “Atrevem-se a trincar?”