Um “projeto inovador e ambicioso” que vai de encontro ao projeto mundial “One world, One life”. É desta forma que Henrique Cyrne Carvalho, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), se refere ao futuro Centro de Investigação para a Saúde Humana e Animal (CISHA), uma estrutura pioneira em Portugal e que deverá estar operacional até ao fim de 2020, na cidade da Maia.

Apresentado oficialmente no passado dia 22 de outubro, no salão Nobre da Câmara Municipal da Maia (CMM), o novo centro resulta de um contrato estabelecido em finais de 2017, entre a CMM e a U.Porto. Este incluia cedência pela autarquia de um terreno com mais de 40 mil metros quadrados – dos quais 5 mil corresponderão a espaço construído – onde será instalada, já a partir do início do próximo ano, uma estrutura moderna, especialmente vocacionada para investigação na saúde humana, na saúde animal (com especial enfoque nos animais de grande porte) e cirurgia experimental. A liderá-la estará uma equipa de peritos qualificados do ICBAS.

Para Henrique Cyrne Carvalho, o sucesso do CISHA reside precisamente “nos recursos humanos e nas infraestruturas” que vão estar envolvidos num centro que promete diferenciar-se pela aposta no conceito de saúde global. “Não é só a saúde dos animais, não é só humana, é da vida dos oceanos, da bio-sustentabilidade…”, remata o diretor do ICBAS.

A sessão de apresentação do CISHA contou com as intervenções de Pedro Rodrigues (Vice-Reitor da U.Porto), António Silva Tiago (presidente da CMM) e Henrique Cyrne Carvalho (diretor do ICBAS). (Foto: CMM)

Presente na sessão de apresentação esteve igualmente Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro da Investigação, que realçou a importância de um projeto que terá “impacto real na sociedade”. Para isso, defende o responsável, contribui também a “mudança” da Universidade para a Maia: “Estamos apostados em diversificar as nossa atividade e essa diversificação passa por outras áreas de saber, mas também pelos espaços em que a universidade atua. Nesse sentido, é fundamental estarmos presentes na Maia , como noutros conselhos”.

Uma ideia partilhada pelo presidente da CMM, António Silva Tiago, que sublinhou a “aposta constante do município na investigação e ciência” e disse acreditar que “o investimento do município [cerca de 3 milhões de euros] vai produzir efeitos para o país”.

As obras do novo centro de investigação devem arrancar no início de 2020, devendo estar finalizadas no final do próximo ano.

Centro de Investigação para a Saúde Humana e Animal

Maia e a Universidade do Porto dão passos seguros em direção a uma Saúde Global