Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), parceiro de longa data do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi considerado pela sexta vez consecutiva como o melhor hospital do país, na categoria referente aos hospitais centrais e universitários de maior complexidade e dimensão. ​​​​​​A distinção foi atribuída pela multinacional espanhola IASIST, que volta a colocar o CHUP na liderança do “TOP 5 – da excelência dos Hospitais Portugueses”, divulgado esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde.

No total, foram atribuídos cinco prémios, um para cada tipologia de hospital, segundo os critérios de classificação das unidades de saúde definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

A avaliação incidiu sobre hospitais gerais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não sendo avaliados os hospitais privados nem os institutos de oncologia ou os centros de reabilitação. Os hospitais são avaliados por grupos, que vão do B ao E, crescendo em dimensão e complexidade das unidades. São ainda avaliadas, num grupo específico, as unidades locais de saúde (ULS).

Na categoria que distinguiu o Centro Hospitalar Universitário do Porto estavam também nomeados o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

“Um privilégio e uma honra para o ICBAS”

Recorde-se que o Centro Hospitalar Universitário do Porto – do qual fazem parte o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte Dr. Albino Aroso, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães – colabora ativamente na formação dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS desde o seu primeiro ano de formação.

Desta colaboração, que dura mais de três décadas, resultou a criação, em 2015, do Centro Académico Clínico ICBAS-CHUP, orientado para a promoção de programas formativos conjuntos dirigidos para a investigação.

Para o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, cooperar com um centro hospitalar de excelência como o CHUP “é um privilégio e uma honra, contribuindo para a formação diferenciadora e de qualidade dos estudantes de medicina do ICBAS”.

O anúncio do “TOP 5 – da excelência dos Hospitais Portugueses” 2020 foi feito numa cerimónia realizada por videoconferência, que contou com a participação da a Ministra da Saúde, Marta Temido e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.