Ferramenta vai permitir facilita a interação da comunidade do ICBAS/CHP com o Centro Biomédico de Simulação. (Foto: DR)

Inaugurado em 2014, o Centro Biomédico de Simulação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e do Centro Hospitalar do Porto  acaba de lançar um novo site com o objetivo de reforçar a sua imagem e notoriedade junto da comunidade académica do ICBAS/CHP.

Neste novo site é possível encontrar informação detalhada relativa ao CBS, nomeadamente sobre os equipamentos que compõem a estrutura e cuja instalação envolveu um investimento na ordem dos 500 mil euros. Entre eles incluem-se uma sala de bloco operatório, uma sala de simulação de partos, uma enfermaria, uma sala de treino de competências técnicas e uma sala de briefing, onde é possível monitorizar tudo o que ocorre nas restantes salas de simulação – através de um software e equipamentos de som e vídeo desenvolvidos especificamente para o Centro Biomédico de Simulação. Está também disponível uma ambulância para treino de transporte de doentes.

Inaugurado em 2014, o CBS inclui uma ambulância para treino de transporte de doentes. (Foto: ICBAS)

O CBS dispõe ainda de um simulador de patologias cardiotorácicas único no país e simuladores de alta-fidelidade. Destacam-se o SimMan3G – um simulador avançado com um manequim com a estrutura de um Homem de estatura normal – e o SimMom, que permite o treino de partos.

Para a responsável do CBS, Eduarda Amadeu, “este site é uma ferramenta que facilita a interação da comunidade do ICBAS/CHP com o Centro Biomédico de Simulação”. Com efeito, o utilizador pode “encontrar a agenda dos eventos, o calendário com a distribuição e ocupação dos espaços, diária, semanal ou mensal, formas de contactar o Centro de Simulação para reserva de espaços para aulas ou outras atividades formativas ou pedido de informações. Pode ainda encontrar imagens e descrição sucinta dos simuladores existentes. É também um local de arquivo e consulta de documentos científicos e fotos de eventos.”

Mais informações em https://www4.icbas.up.pt/cbs/