O Centro de Matemática da Universidade  do Porto (CMUP) comemora 75 anos no próximo mês de fevereiro e vai assinalar a data com a realização de um Dia Comemorativo – 17 de fevereiro – aberto à comunidade.

A festa de aniversário do CMUP arranca logo de manhã, no Anfiteatro 0.07 Departamento de Matemática da FCUP, com uma curta sessão evocativa de Ruy Luís Gomes como fundador do CMUP em 1942. e dos 75 anos de história do Centro de Matemática. Seguem-se as intervenções dos oradores convidados, entre os quais se incluem o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o Diretor da FCUP, António Fernando Silva

Para o final da manhã está ainda reservado um debate sobre investigação em matemática em Portugal, durante o qual se irão debater os problemas atuais e as tendências para o futuro, mas também as interações e o papel da Matemática nas ciências naturais, sociais e tecnológicas (Física, Biologia, Engenharia, Economia,  Medicina). Do painel de convidados fazem parte nomes como Jorge Buescu (Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática PM), José Francisco Rodrigues (Presidente do Centro Internacional de Matemática), Maria Eduarda Silva (Presidente da Sociedade Portuguesa de Estatísitca) ou Peter Gothen (Professor da FCUP e Vice-Presidente da Comissão Nacional de Matemática )

Após o almoço, as comemorações vão mudar-se para o Auditório Ferreira da Silva (Departamento de Ciência dos Computadores da FCUP) e abrem-se a toda a comunidade. À espera dos participantes estará uma tarde especialmente dedicada aos estudantes e professores dos vários níveis de ensino (secundário e superior) e público em geral, com palestras ilustrativas e demonstrativas da relevância da Matemática ao longo da história.

A sessão da tarde é aberta a toda a comunidade académica, mas também a alunos e professores de Ensino Secundário e ao público em geral. Os interessados deverão inscrever-se – gratuitamenteaté 5 de fevereiro.

Mais informações aqui.

Sobre o CMUP

Localizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) é um centro de investigação em Matemática que tem como missão, desde a sua fundação, realizar e apoiar a investigação matemática e ainda promover a divulgação da Matemática como uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da sociedade a todos os níveis. Atualmente, o CMUP tem cerca de 50 membros integrados (com doutoramento), oriundos de várias faculdades da Universidade do Porto, sendo que alguns provêm do Instituto Politécnico do Porto.