A presença de Macau na vida e obra de Maria Ondina Braga” é o título da conferência que Dora Gago, investigadora e professora da Universidade de Macau, vai proferir no próximo dia 26 de março, pelas 16h00, no Instituto Pernambuco – Porto (Rua das Estrelas, Porto), numa iniciativa integrada nas comemorações do centésimo aniversário do nascimento da escritora e tradutora bracarense.

Considerada um dos grandes nomes da narrativa portuguesa contemporânea, Maria Ondina Braga nasceu em Braga em 1922, tendo vivido posteriormente em Angola, na China, na França, em Inglaterra, na Índia e em Macau. Em alguns desses países, dedicou grande parte da sua vida ao ensino.

Todas estas experiências estão patentes nas suas obras, entre as quais se incluem “Eu Vim Para Ver a Terra”, “A China Fica ao Lado”, “Estátua de Sal”, “Amor e Morte”, “Os Rostos de Jano”, “A Revolta das Palavras”, “Angústia em Pequim”, “Noturno em Macau”, “Passagem do Cabo” e “O Jantar Chinês e Outros Contos”.

Faleceu em março de 2003,  na sua cidade natural, deixando um legado imenso que tem vindo a ser estudado e reeditado.

Entre os maiores especialistas na obra de Maria Ondina Braga inclui-se precisamente Dora Gago, Professora de Literatura do Departamento de Português na Universidade de Macau e doutorada em Línguas e Literaturas Românicas, com especialização em Literaturas Comparadas, pela Universidade Nova de Lisboa.

Autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais e capítulos de livros, Dora Gago assina ainda alguns livros de contos e poesia. Em 2016, publicou o artigo “Ao espelho da memória: Macau, lugar mítico de (re)construção da identidade na obra de Maria Ondina Braga”, o qual servirá de base para uma conferência focada na presença de Macau na vida e obra da escritora

Coorganizada pelo Gabinete para a Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria da U.Porto e pelo Instituto Pernambuco Porto, a sessão tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia.

No final da conferência, haverá um concerto de música luso-sino-macaense, pelos músicos Lu Yanan e Rão Kyao.