Os Correios de Portugal (CTT) lançaram, recentemente, uma coleção de selos comemorativos do Centenário das três mais antigas instituições do ensino farmacêutico em Portugal: a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e as suas congéneres de Coimbra e Lisboa.

Com esta emissão exclusiva, pretendeu-se ilustrar os 100 anos das faculdades e, em simultâneo, “fazer a ponte com o presente e o futuro”. Dois objetivos que se conjugam nos três selos desenhados por Elizabete Fonseca, do Atelier Design & etc..

Com um valor facial de 0,68€, o selo comemorativo do Centenário da FFUP coloca em destaque um retrato do histórico professor Aníbal Cunha (da autoria de Thomaz de Moura, 1924) sobre uma fotografia das atuais instalações da faculdade (assinada por Gilberto Figueiredo).

A escolha de Aníbal Cunha surge como o reconhecimento natural daquele que foi o primeiro diretor da FFUP, na sequência da elevação da Escola Superior de Farmácia do Porto à condição de Faculdade, em 1921. Principal obreiro da transformação do ensino farmacêutico no país, Aníbal Cunha foi também o principal impulsionador da construção – entre 1916 e 1929 – do mítico edifício que a Faculdade viria a ocupar até 2011, na rua com o seu nome.

Já a escolha das atuais instalações como imagem de fundo representa por sua vez o presente e o futuro de uma instituição que tem vindo a “evoluir e afirmar-se cada vez mais no ensino e na investigação científica”, justifica a FFUP.

O selo comemorativo do Centenário da FFUP teve uma tiragem de 100 mil exemplares e pode ser adquirido, exclusivamente, na página dos CTT

Sobre o Centenário da FFUP

Com origens na Escola de Farmácia – anexa à Escola Médico-Cirúrgica do Porto – que instaurou, em 1836, o ensino farmacêutico em Portugal, a FFUP fez parte da “formação” original da Universidade do Porto (criada em 1911), ainda que integrada na Faculdade de Medicina (FMUP). Na verdade, seria necessário esperar até 1915 para se assistir à autonomia definitiva da instituição; e até 1918 para Hintze Ribeiro lhe reconhecer o estatuto de Escola Superior.

A 18 de janeiro de 1921, o decreto-lei 7.238 formaliza finalmente a elevação da Escola Superior de Farmácia do Porto à condição de Faculdade, dando início à história daquela que é hoje a mais antiga faculdade de Farmácia do país em funcionamento.

A FFUP funcionou, entre 1916 e 2011, no edifício histórico da Rua Aníbal Cunha. (Foto: DR)

De então para cá, a FFUP protagonizou uma história plena de marcos importantes, memórias e personalidades que contribuíram de forma essencial para o seu crescimento, bem como para a consagração do ensino das Ciências Farmacêuticas em Portugal e da posição do farmacêutico na sociedade.

Em 2012, a faculdade deu início a um novo ciclo da sua história com a mudança – juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – para o moderno complexo situado no centro da cidade do Porto, junto ao Palácio de Cristal.

As celebrações do Centenário da FFUP arrancaram no passado dia 18 de janeiro e vão prolongar-se até final do ano.