No âmbito das comemorações do centenário da descoberta da insulina, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) recebe, até ao próximo dia 16 de junho, a exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”.

Depois de já ter passado pela Faculdade de Medicina (FMUP), esta exposição itinerante chega agora ao ICBAS com a missão de revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egito (1550 A.C.) até 1921, o ano em que os cientistas Frederick Banting e Charles Best, em colaboração com MacLeod e Collip, descobriram e aplicaram a insulina com sucesso, pela primeira vez, salvando a vida de um jovem diabético.

A exposição, uma iniciativa da Fundação Ernesto Roma, faz ainda menção aos anos 80 do século XX, década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em Portugal, destaca-se a figura de Ernesto Roma, a quem se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Em paralelo com “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” , os visitantes podem ainda apreciar um conjunto de objetos – documentos, livros e farmacopeias – cedidos pelo Museu do Centro Hospitalar do Porto (CHUP) e que, de alguma maneira, ilustram a introdução do tratamento da insulina no meio hospitalar em Portugal, no início do seculo XX.

Acervo do Museu do Centro Hospitalar do Porto

A exposição é complementar com acervo cedido pelo Museu do Centro Hospitalar do Porto (CHUP). (Foto: ICBAS)

A cerimónia de abertura da exposição decorreu no passado dia 26 de maio e contou com a presença de José Luiz Medina, membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina – juntamente com os também médicos endocrinologistas José Luiz Medina, Luis Gardete Correia e Manuel Almeida Ruas -, que fez uma breve descrição da exposição e de todo o percurso histórico.

Moderada por Mariana Monteiro (Professora Associada do ICBAS e investigadora da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica – UMIB), a sessão contou ainda com as intervenções de Ana Mafalda Reis (professora auxiliar convidada do ICBAS e responsável da UC da História da Medicina) e Sónia Faria (responsável pelo Museu do CHUP) que contextualizaram a descoberta da insulina e como ela mudou o paradigma da doença ao longo dos anos.

Por fim, o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, terminou agradecendo a todos os presentes e salientou a importância destas iniciativas para o Instituto.

“Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” estará patente no Foyer do Salão Nobre do complexo ICBAS/FFUP até dia 16 de junho, das 09h00 às 19h00, de segunda a sexta. A entrada é livre.