Fazer cinco quilómetros de exercício físico por dia e, desta forma, ajudar a cumprir o perímetro da Terra… De 13 a  18 de fevereiro, é esse o desafio que o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançam a todos os utilizadores do Programa UPFit, numa iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial do Cancro, assinalado no passado dia 4 de fevereiro.

Através do Desafio 5km, e tendo como mote “Vamos dar a volta ao Mundo e ao Cancro”, a LPCC procura sensibilizar a população para a necessidade de “garantirmos cuidados mais justos para todos”.

Como tal, o CDUP-UP propõe a toda a comunidade U.Porto e não só) que se junte à iniciativa, completando estes 5km nas aulas UPFit.

Ao longo dos seis dias da campanha, os interessados podem realizar o exercício e alcançar esta meta nas sessões de Musculação, nas aulas de Natação, nas sessões de Escalada, nas sessões de corrida do grupo UPRunning ou nas sessões de Musculação ou Natação Adaptada. Os instrutores do CDUP-UP ajudarão na contabilização dos quilómetros.

Concluído o exercício, o desafio continua. Cada participante deverá publicar a conquista dos 5Km nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e desafiar cinco amigos a fazer o mesmo, divulgando, desta forma, a mensagem.

O objetivo final passa então por cumprir o número de quilómetros correspondente ao perímetro do planeta Terra, ou seja, 40.075 quilómetros. .

O Dia Mundial do Cancro

Instituído pela Union for International Cancer Control (UICC) no ano 2000, o Dia Mundial do Cancro assinala-se anualmente no dia 4 de fevereiro.

Através desta iniciativa, pretende-se capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública, consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro.