O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) vai disponibilizar, a partir do próximo dia 22 de abril, quarta-feira, sessões de aconselhamento nutricional individualizadas online, gratuitas para todos os membros do programa UPFit a atletas das equipas da U.Porto.

Através deste serviço, integrado no UPFit em casa, o CDUP-UP pretende ajudar a comunidade a enfrentar os desafios alimentares que se colocam neste período de quarentena. “É importante dar alternativas a nível de alimentos, pratos, confeções, uma vez que até as idas ao supermercados e superfícies comerciais são menores e a disponibilidade alimentar diferente”, adverte Joana Resende, líder da equipa de nutrição do Programa UPFit Saúde.

A nutricionista realça ainda a importância de “manter a atividade física e os hábitos alimentares saudáveis” de forma “a manter o organismo otimizado e combater o vírus”.

Saúde à distância de um clique

Nestas sessões individualizadas, realizadas online e via zoom, após agendamento prévio na página do CDUP-UP, a equipa de Nutrição propõe-se a “identificar erros alimentares e depois dar indicações e alternativas no sentido de os atenuar ou eliminar, sendo que no caso de a pessoa possuir algum objetivo específico ou dúvida, intervimos de acordo com estes”.

Para tal, procede-se também a “uma avaliação do peso, da recolha da história alimentar para conseguirmos transmitir os conceitos específicos de cada caso em questão”, explica Joana Resende.

O serviço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h30, e será então gratuito para todos os membros do programa UPFit e atletas da U.Porto até ao final do mês de maio. Os restantes interessados em aceder a este serviço deverão enviar e-mail para [email protected].

Recorde-se que o programa de atividade física onlineUPFit em casa – da U.Porto está em funcionamento desde o dia 16 de março nas redes sociais do CDUP-UP (Facebook, Instagram e Youtube). Todas as semanas, são ali disponibilizadas mais de 20 sessões conduzidas por técnicos especializados do CDUP-UP e que, em apenas um mês, já entraram na rotina de milhares de pessoas que estão por estes dias em casa como forma de prevenção contra a COVID-19.