O CDUP/SAS derrotou a FEUPSAL na final da Taça de Funcionários U.Porto.

Após 50 jogos e uma longa época desportiva iniciada a 6 de fevereiro deste ano, o Estádio Universitário do Porto vai receber, no dia 3 de julho, a grande final do Campeonato de Futsal de Funcionários da U.Porto, discutido entre 10 equipas de docentes e não docentes da Universidade.

Neste jogo, que determina o vencedor da segunda edição do Campeonato de Futsal de Funcionários, os finalistas discutem qual o próximo nome a ser colocado na cobiçada taça do evento. Após derrotar os seus colegas da FEUPSAL por 4-2, a equipa CIVIL-FEUP chega pela primeira vez à final, na qual irá defrontar a também estreante equipa do CDUP/SAS, que eliminou a UP Internazionale na meia-final.

O CDUP/SAS foi, aliás, a equipa vencedora da Taça de Futsal, competição por eliminatórias que reuniu as 10 equipas participantes no campeonato. A final, realizada a 21 de junho contra a FEUPSAL, foi um jogo muito disputado, dominado pelo espírito de equipa e o fair play, que terminou com a vitória do CDUP/SAS por 6-2.

Na reta final das duas competições, José Miguel Moreira, membro do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) responsável pela organização da prova, considerou que esta segunda edição caracterizou-se “pelo aumento exponencial do nível competitivo em relação ao ano anterior”, explicando que “cinco ou seis equipas poderiam perfeitamente vencer o Campeonato ou a Taça”.

O sucesso desta competição passou por “dar as melhores condições a todos os participantes e penso que o CDUP-UP consegue isso através das instalações desportivas reabilitadas, da colocação de árbitros federados nos jogos, do quadro competitivo, mas, acima de tudo, o evento faz-se pelas pessoas, e nada disto seria possível sem o empenho e dedicação de quem participa e organiza as equipas”, revela José Miguel Moreira.

Para assistir à final deste Campeonato e fazer parte no churrasco de convívio posterior, estão convidados todos os atletas participantes e o público em geral. Para participar, basta efetuar um pré-registo.

A história do troféu de campeão de Futsal da Universidade do Porto começou há 30 anos atrás e, depois de um longo período de interregno, foi o ano passado recuperado pelo CDUP-UP. Nesta fase de “renascimento”, o troféu será entregue pela segunda vez no dia 3 de julho, dia em que se conhecerá o nome da nova equipa equipa a gravar o seu nome na história. A primeira equipa a ter a honra de ver o seu nome gravado no troféu foi a FEUPSAL, vencedora da primeira edição do Campeonato de Futsal de Funcionários da U.Porto.