É o primeiro catálogo de uma exposição temporária organizada pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), intitulada Culturas e Geografias, e acaba de ser distinguido com o Prémio da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria de melhor Catálogo.

Com curadoria científica de Rui Morais, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Rita Gaspar, do MHNC-UP, e José Costa Reis, do Museu Nacional Soares dos Reis, o catálogo premiado – e a respetiva exposição- correspondem ao culminar de mais de um ano de investigação de uma equipa alargada de peritos nacionais e internacionais. Ao todo, estiveram envolvidos 18 autores, docentes e investigadores de 13 instituições de ensino superior, centros de investigação e museus nacionais e estrangeiros.

Incidindo exclusivamente em peças do MHNC-UP, a publicação reúne textos de investigação e torna acessível uma coleção de cerca de 700 peças arqueológicas e etnográficas provenientes dos cinco continentes, constituída a partir do acervo da denominada coleção “Museus de Berlim”, transferida para a Universidade do Porto há mais de 90 anos.

Dos “Museus de Berlim” até à Universidade do Porto

As peças que constituem a exposição Culturas e Geografias chegaram à instituição graças a um episódio que levou a Alemanha a declarar guerra a Portugal. A história envolve um navio alemão, o S.S. Cheruskia, com achados arqueológicos provenientes do Médio Oriente, que tinha atracado no porto de Lisboa. A declaração de guerra aconteceu em março de 1916, precisamente depois de Portugal ter apreendido os navios alemães que estavam ancorados em portos nacionais. Em 1925, o governo português chegou a acordo com a Alemanha, devolveu o conteúdo da embarcação e, em troca, recebeu antiguidades e réplicas em gesso oriundas de cinco continentes e que pertenciam aos museus estatais de Berlim.

Originalmente, estas peças foram utilizadas como suporte de ensino nas Salas Museu da “primeira” Faculdade de Letras da U.Porto (1919-1931). Quando a FLUP fechou portas por ordem da Ditadura Militar que governava o país, em 1931, a Escola tinha um acervo museológico e artístico de cerca de 700 peças que foi distribuído por outros museus, nomeadamente o da Faculdade de Ciências da U.Porto.

Hoje, e já sob a guarda do MHNC-UP, cerca de 250 destas peças foram reunidas para a Culturas e Geografias,  uma exposição que ilustra a investigação realizada na transição do século XIX para o século XX, nomeadamente nas dimensões ritual e funerária das comunidades humanas contemporâneas e passadas.

Inaugurada em dezembro de 2019, no âmbito das comemorações dos 100 anos da primeira FLUP, a exposição continua patente no Polo Central do MHNC-UP até dia 31 de janeiro de 2021.

O melhor catálogo do ano

O catálogo premiado nas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da sua visita à exposição em dezembro de 2019. (Foto: DR)

O Prémio de Melhor Catálogo, atribuído pela APOM, pretende distinguir publicações impressas ou digitais, que apresentem os conteúdos de uma exposição museológica: objetos expostos e textos que desenvolvam os seus conteúdos.

O catálogo da exposição Culturas e Geografias encontra-se à venda nos diferentes espaços do Museu de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto (Polo Central e Galeria da Biodiversidade), assim como na Loja da Universidade do Porto.