Catálogo da “Aula Náutica” disponível online

Exposição reuniu vários instrumentos utilizados pelos primeiros marinheiros formados na Aula Náutica.

Já se encontra disponível em formato digital, no Repositório Aberto da Universidade do Porto, o catálogo da exposição “250 Anos da criação da Aula Náutica do Porto”, que esteve patente entre 19 de Abril e 30 de julho de 2012, na Reitoria da U.Porto.

Integrada nas comemorações do primeiro Centenário da U.Porto, esta exposição constituiu uma homenagem àquela que é considerada a primeira escola de estudos superiores da cidade do Porto e isso o primeiro embrião da Universidade. Tudo isto através da reunião, por parte do Museu da Ciência da U.Porto, de um conjunto alargado instrumentos náuticos, livros, cartas de navegação e outros objetos que constituíram o material de estudo dos primeiros marinheiros formados na Aula Náutica.

O catálogo agora disponibilizado em regime de acesso livre faz então o “inventário” dessas várias relíquias históricas, das que se destacam dois grandes globos – um terrestre e outro celeste – do século XIX que foram recentemente restaurados e que foram expostos ao público pela primeira vez. Destaque também par a presença de documentos ligados às atividades da Aula, vários instrumentos náuticos e um valioso conjunto de cartas náuticas dos séculos XVII e XVIII.

O catálogo está disponível aqui.