Exposição reuniu vários instrumentos utilizados pelos primeiros marinheiros formados na Aula Náutica.

Já se encontra disponível em formato digital, no Repositório Aberto da Universidade do Porto, o catálogo da exposição “250 Anos da criação da Aula Náutica do Porto”, que esteve patente entre 19 de Abril e 30 de julho de 2012, na Reitoria da U.Porto.

Integrada nas comemorações do primeiro Centenário da U.Porto, esta exposição constituiu uma homenagem àquela que é considerada a primeira escola de estudos superiores da cidade do Porto e isso o primeiro embrião da Universidade. Tudo isto através da reunião, por parte do Museu da Ciência da U.Porto, de um conjunto alargado instrumentos náuticos, livros, cartas de navegação e outros objetos que constituíram o material de estudo dos primeiros marinheiros formados na Aula Náutica.

O catálogo agora disponibilizado em regime de acesso livre faz então o “inventário” dessas várias relíquias históricas, das que se destacam dois grandes globos – um terrestre e outro celeste – do século XIX que foram recentemente restaurados e que foram expostos ao público pela primeira vez. Destaque também par a presença de documentos ligados às atividades da Aula, vários instrumentos náuticos e um valioso conjunto de cartas náuticas dos séculos XVII e XVIII.

O catálogo está disponível aqui.