Exposição pode ser visitada até 26 de outubro, na Casa-Museu Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta.

Uma vez mais a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) abre as suas portas à arte contemporânea e dá a conhecer a obra de Rui Anahory, numa exposição que inaugura ao público no próximo sábado, dia 28 de setembro, pelas 18h00.

I find NO sense integra os mais recentes trabalhos de pintura e escultura deste artista nascido em Vila Nova de Gaia que, nas palavras de Jorge Valhote, “Se fosse um rosto, impetuoso e bravo na sua obstinação, um deus dançante em ressaca oculta, rotativo como a caça ou os faunos, um osso mecânico dissolvendo a solidão, a luz, na sua duração e mistério em turbilhão suspenso pela noite mais profunda da pele seria um diadema flutuante entre a saliva e as palavras.”

Rui Anahory licenciou-se em Artes Plásticas em 1979 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (génese das atuais faculdades de Belas Artes e de Arquitetura da Universidade do Porto (FBAUP). Foi Professor do ensino preparatório, secundário e profissional, de 1973 a 1995 e de 1996 a 2007 foi docente do departamento de Escultura da FBAUP.

Realizou trabalhos de escultura e performance no rio Douro em colaboração com as II Jornadas Internacionais de Música Contemporânea do Porto organizadas pela Oficina Musical dirigida pelo Maestro Álvaro Salazar, que permitiram a concretização de algumas ideias latentes sobre espaço, escultura e movimento. Realizou várias exposições individuais e participou em várias coletivas, em Portugal e no estrangeiro (Alemanha, Bélgica, Turquia, Inglaterra). Foi o cofundador há 30 anos da, agora, Companhia de Teatro de Braga. Tem realizado várias cenografias e edições de múltiplos de escultura, serigrafia e cerâmica e a sua obra integra diversos espaços públicos e está representada em várias instituições e coleções particulares.

Esta exposição estará patente ao público de 28 de setembro a 26 de outubro de 2013 na Casa-Museu Abel Salazar em S. Mamede de Infesta.

CARTAZ