A Casa dos Livros / Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) acolhe, a partir do próximo dia 16 de setembro, a exposição «42 desenhos de António Carneiro para o Inferno de Dante», resultado de uma parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), com a colaboração da ASCIP – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri e dos Amigos do MNSR – Círculo Dr. José de Figueiredo.

Integrada nas comemorações dos 150 anos do nascimento do pintor portuenseAntónio Carneiro (1872- 1930), a decorrer ao longo de 2022, esta exposição apresenta 42 desenhos que o artista realizou entre 1928 e 1930, no final da sua vida, e que integravam um projeto que não chegou a concluir. Os desenhos, adquiridos em 1982 pelo MNSR, foram expostos poucas vezes, sendo esta uma oportunidade única para o público ver o conjunto completo.

No seu projeto inacabado, António Carneiro partiu de uma análise atenta da Divina Comédia, de Dante, na versão italiana. Após selecionar alguns versos dos 34 cantos que compõem a obra, transcreveu-os e ilustrou-os em desenhos vigorosos, a tinta negra e aguada, aqui e ali com pequenos apontamentos a lápis.

A temática abordada – o Inferno, primeira parte da Divina Comédia, de Dante Alighieri – ajuda a fazer a ligação com Casa dos Livros, onde está depositado o arquivo e a biblioteca pessoal de Vasco Graça Moura (1942-2014), da qual fazem parte numerosas edições da Divina Comédia e um importante conjunto de documentos relacionadas com ela. É também de Vasco Graça Moura uma das mais premiadas e internacionalmente reconhecidas traduções da obra-prima de Dante.

«42 desenhos de António Carneiro para o Inferno de Dante» permite, assim, “a feliz conjugação de uma justa evocação dos 150 anos do nascimento do pintor portuense António Carneiro, nome máximo do Simbolismo em Portugal, através de uma obra poucas vezes exposta, que estabelece uma ponte entre o Pintor e a personalidade de Vasco Graça Moura”, avança a organização.

Inauguração ao piano

A inauguração da exposição está marcada para as 17h30 do dia 16 de setembro, sexta-feira, e incluirá um momento musical onde será interpretada a composição Inferno, da autoria de Fernando Valente (n. 1952). Esta integra um conjunto de dez composições intituladas “Durante una lettura di Dante”, resultante de uma colaboração entre a ASCIP-DA e o Conservatório de Música do Porto, no âmbito do projeto «Dante no Porto».

As três peças compostas para piano serão executadas pela pianista Francesca Serafini, em sincronia com a projeção de partes de Inferno, filme mudo realizado por Francesco Bertolini em 1911.

Após este momento inaugural, exposição dos desenhos de António Carneiro ficará patente ao público até 28 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30.

Em paralelo com exposição, vai decorrer um ciclo de conferências relacionado com a temática da mesma.