Chamam-se unidades curriculares transversais Cultura, Arte e Património e, não só aproximam, como colocam os estudantes da Universidade do Porto dentro de algumas das principais instituições culturais da cidade. Aberta a todos os estudantes, esta iniciativa pioneira é uma oportunidade para introduzir no processo de apreensão do que nos rodeia outras ferramentas que vão para além dos clássicos manuais de aprendizagem.

Depois do sucesso que foi a experiência do ano letivo passado, o programa regressa no ano letivo 2022/2023, voltando a ter como parceiros desta aventura o Teatro Nacional S. João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Casa da Música. A estes juntam-se ainda a Faculdade de Ciências (FCUP), com um programa a decorrer no Jardim Botânico da U.Porto, e a Faculdade de Belas-Artes (FCUP), com uma disciplina de Desenho orientada especificamente para os estudantes das áreas médicas.

Com estas unidades curriculares em competências transversais e transferíveis pretende-se não só propor aos estudantes da U.Porto conteúdos culturais que se afastam da sua formação de base, complementando-a, mas também proporcionar uma imersão na vida quotidiana das instituições que estão na base da vida cultural do Porto.

Podem candidatar-se a uma destas unidades curriculares os estudantes cujo plano de estudos inclua a realização de uma unidade curricular de opção CTT (competências transversais e transferíveis), bastando, para isso, substituir a unidade curricular anteriormente escolhida. Também se podem inscrever, em segunda prioridade, quem as queira frequentar como unidades de formação contínua.

Do Museu ao Jardim

Numa viagem pelas unidades curriculares Cultura, Arte e Património que já estão disponíveis para o segundo semestre do ano letivo 2022/23, fazemos a primeira paragem na Casa da Música, palco do programa Música e Sociedade. Dar a conhecer as “entranhas da Casa” é o grande objetivo deste em que, ao longo de várias visitas semanais, os estudantes têm a oportunidade acompanhar músicos, compositores, maestros e programadores. Pelo meio, terão acesso a “ferramentas” que vão permitir uma melhor “fruição musical”. Gilberto Bernardes, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), coordena a disciplina.

As candidaturas a esta unidade curricular decorrem até ao dia 3 de fevereiro de 2023. Para mais informações e candidaturas, consultar a página das Novas Unidades Curriculares – Cultura, Arte e Património.

De regresso está também O museu como lugar de fruição, o programa que desafia os estudantes a percorrer as diferentes áreas de atuação do Museu Nacional de Soares dos Reis, da conservação à comunicação, passando pela programação ou pela gestão financeira. Hugo Barreira, professor da Faculdade de Letras (FLUP), é o responsável pelo projeto.

As candidaturas a esta unidade curricular decorrem até 3 de fevereiro de 2023. Para mais informações, consultar a página do curso.

Outra unidade que também está disponível é O desenho e o cultivo da biodiversidade, a proposta da FCUP que convida os estudantes a explorar os espaços únicos do Jardim Botânico da U.Porto. A liderá-los estará Paulo Farinha Marques, diretor do Jardim e professor de Arquitetura Paisagista da FCUP.

As candidaturas a esta unidade curricular decorrem até 3 de fevereiro de 2023 (e não até 19 de janeiro, como inicialmente estava previsto). Para mais informações, consultar a página do curso.

Falta falar do Desenho e observação para médicos, um programa desenhado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, exclusivamente, para estudantes de MedicinaMário Bismarck é o docente responsável pelo projeto.

As candidaturas a esta unidade curricular decorrem até 3 de fevereiro de 2023. Para mais informações e candidaturas, consultar a página das Novas Unidades Curriculares – Cultura, Arte e Património.

Durante o primeiro semestre do ano letivo de 2022/23, já funcionou a Volta ao palco em 80 horas: o teatro como espaço de aprendizagem, que teve como “sala de aula” o Teatro Nacional São João.

Note-se que estas unidades curriculares têm o valor de 3 ECTS, e podem ser integradas na componente opcional do plano de estudos dos cursos de licenciatura ou mestrado mediante submissão de pedido ao diretor do respetivo curso. Se as inscrições nas disciplinas opcionais do ano de 2022/23 já foram realizadas, é necessário solicitar, nos serviços competentes, a substituição da disciplina antes escolhida.

As unidades curriculares Cultura, Arte e Património destinam-se primordialmente a estudantes inscritos na Universidade do Porto, e a sua frequência é gratuita.