Vamos ouvir música ao final da tarde? No próximo dia 9 de março, pelas 18h30, basta entrar no auditório da Casa Comum, ao Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, escolher uma cadeira, e sentar. A rubrica Música na Cidade traz um concerto de piano a quatro mãos, pelo grupo Kla-Vier Duo, constituído pelas pianistas Sónia Amaral e Patrícia Ventura.

Não sendo das ofertas mais frequentes, a música para teclado a quatro mãos nunca desapareceu das salas de concerto. Continua a ser alvo de interesse de compositores e concertistas, entre os quais se inclui o Kla-vier Duo.

Abrindo com Pari intervallo, de Arvo Pärt, o programa que estas pianistas nos propõem inclui uma das mais conhecidas obras para piano a quatro mãos do período impressionista – a Petite Suite de Debussy –, mas concentra-se, fundamentalmente, em obras de compositores contemporâneos portugueses como Paulo Bastos, António Vitorino de Almeida e Tomás Alvarenga.

O concerto tem entrada livre.

O Kla-vier Duo não só tem dado a conhecer obras contemporâneas, como tem encorajado a criação de obras originais para piano a quatro mãos. (Foto: DR)

Sobre o  Kla-Vier Duo

Fundado em 2013 pelas pianistas Sónia Amaral e Patrícia Ventura, o Kla-Vier Duo explora, essencialmente, repertório do século XX e XXI, abrangendo um leque vasto de correntes, estéticas e compositores como Ligeti, Kurtág, A. Pärt, Berio ou Hindemith e procurando também obras de referência como as de Ravel, Poulenc ou Debussy.

No sentido de dar ênfase à música portuguesa e incentivar os compositores à criação, o Kla-Vier Duo dispõe já algumas obras a si dedicadas, tendo realizado várias estreias absolutas, entre elas, Por um dia igual de Sofia Sousa Rocha(2014), Quatro Inquietações de Ana Moura (2015) e absit omen de Tomás Alvarenga (2019).

Desde a sua formação, o duo tem vindo a apresentar-se em diversas salas de concerto nacionais e internacionais.