Foi a primeira longa-metragem que Nuno Rocha realizou, em 2016, e valeu-lhe dois prémios Sophia, bem como o de melhor filme português no festival espanhol Reino de León. A mãe é que sabe vai ser exibido no próximo dia 20 de dezembro, às 21h00, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

Acendemos a foco e entramos na intimidade e nas memórias de uma família. Ana Luísa (Maria João Abreu) organiza um encontro, em sua casa, para festejar o aniversário do pai. Enquanto os convidados se sentam à volta da mesa, vão-se partilhando memórias que acabam por ter um denominador comum: Josefa (Joana Pais Brito), a falecida mãe de Ana Luísa. Ao ouvir o desfiar destas histórias, Ana Luísa vai ganhando consciência do impacto que a mãe teve nas escolhas que foi fazendo ao longo da vida. Um jogo entre a ficção e a realidade, que a faz pensar no que teria acontecido se, por acaso, tivesse seguido outros caminhos. Se tivesse tomado outras decisões. Se tivesse dito o que ficou por dizer.

Em simultâneo, há um evento astrofísico, de origem desconhecida, que provoca uma alteração do espaço-tempo, que faz com que, um pouco por todo o mundo, algumas pessoas entrem em a universos paralelos. A nossa personagem, Ana Luísa, é uma delas. E assim nasce a oportunidade de alterar o seu percurso. Só que, há um preço a pagar. Claro que para reescrever a história, tem de abdicar de tudo aquilo que, no momento, representa o presente…

Fica servido o “aperitivo” para uma sessão de cinema que  será complementada com uma conversa entre Nuno Rocha e outro realizador premiado, José Paulo Santos, autor de …além da sala de espera e 1965 – Panreal um edifício de Nadir Afonso.

A entrada é livre.

Sobre Nuno Rocha

Nuno Rocha é realizador, argumentista e produtor de cinema.  Licenciou-se em 2007 pelo Instituto Politécnico do Porto, no Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual.

Dois anos mais tarde, frequentou o mestrado em realização cinematográfica na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. É autor de várias curtas-metragens premiadas, incluindo 3×3, Vicky and Sam e Momentos.