Vencedoras do Inquérito de satisfação do Cartão U.Porto 2015.

As estudantes premiadas receberam um Ipod Shuffle das mãos do Reitor da U.Porto (À esq.) e do Diretor do Santander Universidades (à dir.). (Foto: U.Porto)

Os estudantes e funcionários que utilizam regularmente o Cartão da Universidade do Porto atribuem uma avaliação média de 7,2 valores (numa escala de 0 a 10) aos serviços proporcionados por aquele que é, desde 2008, o “bilhete de identidade” de todos os membros da comunidade académica, conclui o Inquérito de satisfação do Cartão U.Porto 2015.

Realizado desde 2010, este inquérito tem-se afirmado como uma ferramenta importante para avaliar a satisfação da comunidade académica face ao Cartão U.PORTO, uma iniciativa lançada em 2008 – fruto de uma parceria entre a Universidade e o Banco Santander Totta – com o objetivo de permitir ao utilizador aceder a um número alargado de funcionalidades e serviços existentes dentro do campus universitário (empréstimos nas bibliotecas, controlo de acessos, etc.). Integrando diferentes tecnologias, de contacto e sem contacto, este “cartão inteligente” garante ainda o acesso a vantagens exclusivas em serviços/iniciativas promovidos pela Universidade e por instituições parceiras.

Como forma de incentivar a participação da comunidade académica, o Banco Santander sorteou este ano três Ipod Shuffle entre todos os estudantes da U.Porto que responderam ao questionário online. As contempladas foram Sara Cardoso, Ana Moreira e Marina Camilo, estudantes das faculdades de Economia (FEP), Farmácia (FFUP) e Engenharia (FEUP), respetivamente.

As estudantes premiadas receberam o prémio das mãos do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Diretor do Santander Universidades, Marcos Ribeiro, numa sessão que teve lugar no edifício da Reitoria, no passado dia 19 de janeiro. Para além de destacaram a importância do inquérito para “dar voz” à comunidade académica, as vencedoras mostraram-se também satisfeitas com os serviços oferecidos pelo cartão.

Uma opinião que vai de encontro aos resultados do inquérito. Entre os estudante inquiridos, 60% atribuíram uma nota superior a 7 ao Cartão U.Porto, percentagem que sobe para 68%  na avaliação global dos serviços com recurso ao cartão. Os serviços mais utilizados pelos estudantes são a identificação nas cantinas e a identificação nas bibliotecas da Universidade, ao passo que os mais valorizados incluem a identificação e provas/exames, identificação nas bibliotecas e cantinas e pagamentos eletrónicos. 69% dos estudantes inquiridos afirmou também ter utilizado o seu Cartão U.Porto para obter descontos em serviços exteriores à Universidade.

Em relação aos trabalhadores da Universidade, 83% responderam que utilizam o cartão semanalmente. A nota global média atribuída ao cartão é de 7,2, valor idêntico à avaliação que é feita dos serviços disponibilizados pelo Cartão U.Porto.

O pouco tempo de espera (menos de 3 semanas) pela receção do cartão é outro dos pontos positivos realçados pela maioria dos inquiridos. Já os pontos negativos incluem, por exemplo ,a pouca divulgação dos serviços e vantagens associadas ao Cartão U.Porto.

Os resultados completos do inquérito de 2015  podem ser consultados aqui.