Das oficinas de construção de máscaras sub-16 às festas do Orfeão e da ESN-Porto, não faltam propostas para todas as idades. (Foto: DR)

O Carnaval está prestes a chegar e por toda a Universidade do Porto surgem atividades para marcar esta data – desde as oficinas de construção de máscaras para os mais pequenos às festas inspiradas pelas artes circenses para os mais crescidos.

Na Reitoria da Universidade, o Antigo Egito dá o mote para as atividades carnavalescas. Tendo como pano de fundo a exposição “Coleção Egípcia”, duas oficinas levam jovens entre os 6 e os 16 anos a descobrir mais sobre o Antigo Egito, de forma divertida.  As oficinas – de Máscaras Egípcias e um Peddy-paper “À descoberta da múmia” e – decorrem nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

A construção de máscaras é também o ponto principal das atividades no Jardim Botânico, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. A partir da observação de macroinvertebrados (como é o caso da maioria dos pequenos insetos), os participantes vão construir as suas máscaras em papel, com base em materiais recicláveis de reutilizáveis. A primeira oficina decorre no fim de semana de 9 e 10 de fevereiro, estando a outra agendada para os dias 11 e 12 de fevereiro. As atividades decorrem entre as 9h30 e as 17 horas.

As atividades desportivas não foram esquecidas e, para o dia 11 de fevereiro, está agendada uma tarde temática de Carnaval desportivo com aulas de Zumba, Aeróbica e Combat. A decorrer na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), a atividade tem início marcado para as 18h30, com os participantes trajados a rigor. Para participar nas aulas, basta comparecer no balcão do Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto (GADUP), no átrio da entrada principal da FADEUP e comprar uma senha de entrada.

Para celebrar a data em grande, estão também reservadas duas festas, no dia 11 de fevereiro: uma delas, especialmente pensada para os estudantes em mobilidade internacional na U.Porto, parte da ESN-Porto e acontece num espaço ainda não revelado. A outra, é uma das mais antigas celebrações do Carnaval no seio da U.Porto: a festa de Carnaval do Orfeão Universitário do Porto. Este ano, as artes circenses são o tema escolhido para a festa que vai animar a sede do OUP noite dentro.