Carlos Moedas apresenta na FEUP proposta para o Horizonte Europa

Carlos Moedas é Comissário Europeu desde 2017 (foto: NTechNews)

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, vai estar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no próximo dia 24 de maio, para apresentar a sua proposta para o novo programa Horizonte Europa, que enquadra o próximo orçamento da Comissão Europeia (CE) para a Investigação e Inovação.

Promovida pelo Gabinete Horizonte 2020 da FEUP, em colaboração com a Associação Magellan, a sessão intitula-se “Antevisão do Programa Horizonte Europa” e vai apresentar o próximo orçamento da Comissão Europeia (CE) para o financiamento à Investigação e à Inovação, que vai estar operacional no próximo quadro financeiro plurianual de 2021 a 2027.

A proposta orçamental da CE apresentada por Carlos Moedas conta com uma dotação financeira total de 100 mil milhões de euros e assenta em três pilares: Ciência Aberta, Desafios Globais e Competitividade Industrial e Inovação Aberta. Entre as novidades da proposta inclui-se a criação de um novo Conselho Europeu da Inovação e a construção de missões científicas europeias.

O programa da sessão inclui também a intervenção de Anabela Carvalho, em representação do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro, que fará um balanço sobre a evolução da participação portuguesa nos programas-quadro da Comissão Europeia.

Haverá ainda tempo para uma mesa redonda, onde se vão discutir as perspetivas e o balanço da cooperação europeia em investigação e inovação e a sua contribuição para a internacionalização da economia portuguesa. A moderação desta mesa ficará a cargo de João Claro, Professor Associado da FEUP e Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC e o painel será composto por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade do Porto para a Investigação, Inovação e internacionalização; Ângelo Ramalho, CEO da EFAFEC; Liliana Ferreira, Professora Catedrática da FEUP e Diretora do Fraunhofer Portugal e ainda Pedro Camanho, Professor Catedrático da FEUP e Vice-Presidente do INEGI.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a registo prévio e à lotação da sala.