Carlos Fiolhais é considerado um dos mais importantes comunicadores de Ciência em Portugal. (Foto: DR)

Reconhecido como um dos mais importantes comunicadores de Ciência em Portugal, o físico Carlos Fiolhais vai estar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) como orador principal no Seminário “Comunicação de ciência na primeira pessoa: escolas, centros de ciência, livros e presença online”, que decorrerá no próximo dia 12 de abril, às 17h00, na sala B032.

Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra em 1978, Carlos Fiolhais doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, na Alemanha, em 1982. Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000, é autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10000 citações, o artigo mais citado com um autor numa instituição nacional) e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou ainda 42 livros, entre os quais os best sellers “Física Divertida” e “Breve História da Ciência em Portugal”, assinou dezenas de capítulos de livros e  prefácios, editou cinco livros científicos em edição internacional e traduziu oito.

Carlos Fiolhais dirigiu a revista “Gazeta de Física” da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões de várias revistas de Física internacionais. Na Universidade de Coimbra, foi Diretor do Centro de Informática (CIUC), Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar (III), e dirigiu a Biblioteca Geral, onde concretizou vários projetos relativos ao livro e à cultura, e o Serviço Integrado de Bibliotecas (SIBUC), onde criou os repositórios digitais “Estudo Geral” e “Almamater”. Membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), integra os corpos gerentes do Forum Internacional dos Investigadores Portugueses.

Presença assídua nos meios de comunicação social, é colaborador regular dos jornais “Público”, “Sol”, “As Artes entre as Letras” e “Jornal de Letras”. Foi consultor dos programas “Megaciência” e “ABCiência” para a SIC e RTP e do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. É ainda co-fundador da empresa “Coimbra Genomics” e corresponsável pelo blogue “De Rerum Natura”.

Ganhou vários prémios e distinções, entre os quais o Prémio União Latina de tradução científica (1994), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006), ou o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano (2012)

Com entrada livre (mediante inscrição obrigatória), a palestra insere-se no âmbito do curso de formação contínua “Comunicação de Ciência para audiências não especializadas”.

Mais informações através do e-mail [email protected].