Foi uma sala repleta de estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) aquela que, no passado dia 15 de março, recebeu o jornalista Carlos Daniel para mais um “Encontro com Profissionais” inserido nas atividades do Programa de Mentoria U.Porto/+Sucesso.

Licenciado em Sociologia pela FLUP, aquele que é uma das maiores referências do jornalismo português começou por revisitar vários momentos da sua formação na Faculdade – enfatizando a relevância de uma formação multidisciplinar, rica em experiências diversas – e outros momentos marcantes do início da sua carreira como jornalista.

A conversa desenvolveu-se depois em torno de alguns dos principais desafios da carreira jornalística, da transformação das relações dos públicos com o consumo de conteúdos, da importância dos espaços de debate, de movimentos de desinformação, bullying digital, entre outros temas. Tudo isto num ambiente em que, apesar da seriedade dos assuntos abordados, não faltaram momentos de risadas e descontração.

Referindo-se à relevância da Mentoria U.Porto, Carlos Daniel apontou o programa como “um exemplo de que é muito melhor ser estudante universitário hoje do que há 20 anos”.

A conversa terminou com uma atuação da Tuna da FLUP (CUCA), de que Carlos Daniel foi um dos fundadores, e com um coffee break.

O jornalista da RTP voltou a vestir as cores da Tuna de Letras (CUCA), da qual é um dos membros fundadores. (Foto: DR)

Organizado pela Mentoria da FLUP, esta “Conversa com Carlos Daniel” contou com a presença das docentes Teresa Medina, presidente da Comissão Científico-Pedagógica da Mentoria U.Porto, e Simone Auf Der Maur, da Comissão Coordenadora Transversal da Mentoria U.Porto e coordenadora da Mentoria da Faculdade de Letras.