Carlinda Leite, Professora Emérita da Universidade do Porto e Catedrática aposentada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), tomou posse no passado dia 6 de dezembro, como primeira Provedora do Pessoal Docente e Investigador da Universidade do Porto.

Instituída pelo Conselho Geral da U.Porto, esta nova figura da organização tem como função defender e promover os direitos e os interesses legítimos do pessoal docente e investigador no âmbito universitário.

Entre as competências definidas no Regulamento do Provedor do Pessoal Docente e Investigador da U.Porto incluem-se, entre outras, a “apreciação de queixas e reclamações dirigidas pelo pessoal docente e investigador”, bem como a emissão de “recomendações com vista à revogação, reforma ou conversão dos atos lesivos dos direitos do pessoal docente e investigador e à melhoria dos serviços”.

No exercício do cargo de Provedora do Pessoal Docente e Investigador, espero contribuir para que a Universidade do Porto seja reconhecida, quer no cumprimento dos direitos dos docentes e investigadores, quer na promoção de interesses legítimos que poderão beneficiar a qualidade da docência e da investigação”, antecipa Carlinda Leite.

“Apoiar o aprofundamento de diálogo entre unidades orgânicas e centros de investigação com efeitos na visibilidade de boas práticas” é outro dos objetivos que a antiga diretora da FPCEUP (ver perfil abaixo) assume para os próximos três anos. Período em que espera “contribuir para que sejam tomadas medidas adequadas e atempadas que previnam efeitos negativos de situações dúbias na aplicação de regras para o exercício da docência e da investigação”.

“Diálogo aberto e construtivo”

Apesar de não ter poder de decisão, o Provedor do Pessoal Docente e Investigador goza de independência no exercício das suas funções, tanto em relação aos órgãos e serviços da Universidade e das suas Unidades Orgânicas, como em relação a entidades externas, públicas ou privadas.

É nesse contexto que Carlinda Leite assume como prioridade “identificar situações que, na Universidade do Porto, possam criar dificuldades para a existência de boas práticas de docência e de investigação. Para tal, revela-se disponível para um “diálogo aberto e construtivo com docentes e investigadores interessados em pensar medidas indutoras de uma contínua melhoria”

Para facilitar o acesso à nova Provedora, será criado um contacto de e-mail (a anunciar brevemente) para o qual o pessoal docente e investigador poderá enviar as suas queixas e participações,  bem como formular sugestões, nomeadamente sobre questões pedagógicas ou relativas à ação social.

Sobre Carlinda Leite

Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (1998), Carlinda Leite foi Professora Catedrática Convidada da FPCEUP até 2019, ano em que se aposentou. Diretora da FPCEUP de 2005 a 2007 e de 2009 a 2010, dirigiu ainda o Departamento de Ciências da Educação (2005-2010) e o Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (2003-2010). Atualmente, exerce as funções de Presidente do Comité de Ética na Investigação da FPCEUP.

Em paralelo com a docência, desenvolve trabalho de relevo como investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), onde coordena a comunidade prática de investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas” (CAFTe).

Autora ou coautora de 22 livros e monografias e mais de 250 artigos científicos e capítulos de livro, tem focado o seu trabalho sobre diversas temáticas do campo educacional, nomeadamente as políticas educacionais e curriculares, políticas e modelos de formação de professores, educação e diversidade cultural, avaliação das aprendizagens, avaliação institucional e da qualidade da formação, inovação pedagógica e inclusão digital.

Fora do âmbito académico, foi Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (1999-2012) e do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e membro do Conselho Consultivo constituído pelo Ministério da Educação sobre formação de professores. Foi perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) na área de Formação de Professores e de Ciências da Educação/Educação.

Em março de 2019, foi distinguida com o título de Professor Emérito da U.Porto, atribuído durante as comemorações dos 108 anos da Universidade.