Já se encontra disponível para download gratuito a 3.ª edição  da “Campus U.Porto”, a  revista da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada na plataforma issuu.

Só nos últimos dez anos, Gustavo Carona participou em dez missões de ajuda humanitária. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Capa da revista, António de Sousa Pereira esmiuça as linhas estratégicas da nova equipa reitoral da Universidade, na sua primeira grande entrevista como Reitor da U.Porto.

Nesta edição dá-se também a conhecer o percurso inspirador de Gustavo Carona, o médico e antigo estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) que conta já  no currículo com dez missões humanitárias com os Médicos Sem Fronteiras e os Médicos do Mundo. Inspirador é também o mundo da youtuber Inês Guimarães / MathGurl, a estudante da Faculdade de Ciências (FCUP) que está a provar que a matemática pode ser cool.

Inês Guimarães é o rosto por detrás do “MathGurl”, o primeiro e mais bem-suedido canal de Youtube português sobre matemática. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A investigação e a inovação “made in U.Porto “estão igualmente em destaque neste número. É a reboque delas que se desvenda o admirável mundo novo dos exoplanetas na companhia dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)/U.Porto, e que se entreabre o futuro da cibersegurança com a ajuda da Jscrambler, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Port0.

Investigadores do IA/U.Porto estão na linha da frente da “caça” aos exoplanetas. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Ainda nesta edição, propõe-se uma viagem no tempo para recordar os desenhos de Marques da Silva e para celebrar os 50 anos do Jardim Botânico do Porto. Tudo isto com vista privilegiada sobre o surpreendente edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, “casa” do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Para além da edição online, agora disponibilizada, a revista estará também disponível, em formato impresso, na Reitoria, nas faculdades, nos centros de I&D e em outros espaços da Universidade, podendo ainda ser solicitada ao Serviço de Comunicação e Imagem da U.Porto através dos contactos disponibilizados na ficha técnica da publicação.

Sobre a Campus U.Porto

U.Porto Campus resulta da reformulação editorial e gráfica da U.Porto Alumni – Revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto. Deste processo nasceu uma revista dirigida já não exclusivamente aos antigos estudantes, mas a toda a comunidade académica(estudantes, alumni, funcionários docentes e não docentes e investigadores) assim como a públicos externos. O n.º 0 foi lançado em dezembro de 2016.