Os nomes de “Angelina Vieira” e “Dona Herzília de Freitas Magalhães” dizem-lhe alguma coisa?  E se falarmos da “Perfeição de Villar” ou da “Dona Jane Andresen”? Pois bem, se já foi ao Jardim Botânico do Porto, o mais certo é ter-se cruzado com elas… Falamos de algumas das cerca de 750 cultivares e espécies de camélias ali existentes e que acabam de garantir ao “pulmão verde” da Universidade do Porto o título de “International Camellia Garden of Excellence”, atribuído pela International Camellia Society.

Esta distinção, reservada aos jardins de todo o mundo que se destaquem pela qualidade da sua coleção de camélias, surge na sequência de uma candidatura apresentada pelo Jardim Botânico do Porto, em conjunto com a Associação Portuguesa de Camélias.

A proposta foi posteriormente apreciada e aprovada, por unanimidade, por um júri internacional constituído por 26 especialistas de vários países.

Um “trabalho de várias gerações”

Na base do galardão atribuído pela International Cmellia Society esta então a valiosa coleção de camélias que povoam o Jardim Botânico do Porto, a maioria das quais ali plantadas no século XIX e com origens que vão desde Portugal até à Bélgica, Itália, China ou Estados Unidos. Entre elas incluem-se também varias espécies em vias de extinção.

 “O Jardim Botânico do Porto e a coleção de camélias são o resultado de um extraordinário trabalho de várias gerações que têm contribuído para a criação e preservação da estrutura verde que hoje vivenciamos”, destaca Paulo Farinha Marques, Diretor do Jardim Botânico do Porto.

A “Dona Jane Andresen” é uma das centenas de espécies que povoam o Jardim Botânico do Porto. (Foto: Jardim Botânico do Porto/MHNC-UP)

Na verdade, por detrás da candidatura agora aprovada está “um grande esforço de identificação, mapeamento e manutenção desta coleção” que vem sendo levado a cabo pela equipa do Jardim Botânico do Porto.”Esta distinção é possível pelo empenho da um grupo dedicado, que desde 2015 voltou a dar especial atenção a este valor inquestionável da universidade, da cidade e da cultura Portuguesa”, nota Paulo Farinha Marques.

Com a atribuição deste galardão, o Jardim Botânico do Porto passa a ser o quarto “Jardim de Excelência de Camélias” português, depois do Parque da Pena, em Sintra, do Parque Terra Nostra, nos Açores, e da Quinta de Curvos, em Esposende.

Recorde-se que, no ano passado, o Jardim Botânico do Porto já tinha sido distinguido com o Green Flag Award, título que reconhece a boa gestão de parques e jardins em todo o mundo.

Sobre o prémio

Criado no final da década de 1990, o International Camellia Society Gardens of Excellence é um galardão atribuído a cada dois anos a jardins de todo o mundo por um júri designado pela International Camellia Society, uma entidade internacional sem fins lucrativos que visa promover o conhecimento e a valorização das camélias.

O reconhecimento que advém da atribuição do galardão é válido por um período de 10 anos, após o qual os jardins são novamente alvo de avaliação.