Medalha Municipal UPTEC 2014

José Novais Barbosa recebeu a Medalha de Mérito (Grau) Ouro em nome do UPTEC. (Foto: CMP)

O  Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, o ex-Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, e a investigadora Raquel Seruca estão entre as entidades distinguidas este ano com das Medalhas Municipais, atribuídas esta quarta-feira, dia 10 de julho, por Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Das distinções atribuídas pela autarquia destaca-se a Medalha de Mérito (Grau Ouro) entregue ao UPTEC, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por aquele organismo em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento económico  na  região Norte e, em particular, na Universidade. O mesmo galardão foi atribuído a José Marques dos Santos (que não esteve presente na cerimónia e receberá a medalha em data a definir), que terminou recentemente um ciclo de oito anos na liderança dos destinos da U.Porto.

Entre as  26 figuras e instituições distinguidas em sete categorias distintas contam-se outras figuras ligadas à Universidade. Raquel Seruca, investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia da U.Porto (IPATIMUP), Fernando Sollari Allegro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto e professor convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e António Lobo Ferreira, Presidente do CA do Hospital de S. João, antigo estudante e professor convidado da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), receberam igualmente a Medalha de Mérito (Grau Ouro). A lista inclui também os nomes de Rui Rio (ex-presidente da CMP) e de António Marquez Filipe (diretor da Symington Vinhos S.A), ambos alumni da Faculdade de Economia (FEP) e galardoados com a Medalha de Honra e com a Medalha de Mérito (grau Ouro), respetivamente.

Premiados a título póstumo

Realizada pela primeira vez na Casa do Roseiral, a cerimónia serviu ainda para homenagear a memória de várias personalidades da cidade recentemente desaparecidas. Foi o caso de Alcino Soutinho, arquiteto fundador da “Escola do Porto” e figura histórica da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), e de João Lopes Porto, fundador do CDS, ex-ministro e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), distinguidos com a Medalha de Mérito (Grau Ouro) municipal. Já o escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, galardoado em março passado com o título de Doutor Honoris Causa da U.Porto, foi reconhecido com a Medalha de Honra da cidade.

Sobre as Medalhas Municipais

As Medalhas Municipais são galardões concebidos pela CMP como forma de distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos e ainda funcionários do município, pelo desempenho das suas funções”. Segundo a autarquia, a edição deste ano serviu também para assinalar a “entrada, no dia 9 de julho de 1832, das forças liberais no Porto, lideradas por D. Pedro IV, apanhando de surpresa o exército miguelista que haveria de as submeter ao prolongado Cerco do Porto”.