O escritor Richard Zimler, antigo professor da U.Porto, recebeu a Medalha de Honra da Cidade do Porto. (Foto: CMP)

A Câmara Municipal do Porto (CMP) promoveu no passado dia 9 de julho a tradicional cerimónia de entrega das medalhas da cidade a cidadãos e instituições cujo trabalho tenha contribuído para o benefício da cidade, e cujos atos tenham impulsionado o conhecimento artístico, científico, cultural ou profissional. Realizada no jardim da Casa do Roseiral, a cerimónia juntou os 26 homenageados deste ano, entre os quais se contam várias figuras ligadas à Universidade do Porto.

Das distinções atribuídas destaca-se a entrega da Medalha de Honra da Cidade do Porto – a mais alta condecoração atribuída anualmente pela CMP e que, em 2013, foi atribuída à Universidade do Porto – ao escritor e antigo professor da Universidade do Porto, Richard Zimler. Nascido em Nova Iorque, mas radicado em Portugal desde 1990, Zimler deu aulas na Escola Superior de Jornalismo e no curso de Ciências da Comunicação da U.Porto durante 16 anos. Mas o seu talento como escritor ganhou terreno à docência e é à literatura que se tem dedicado inteiramente. Em vinte anos, publicou dez livros, entre os quais oito romances, uma coletânea de contos e dois livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países. Recebeu diversos prémios literários, entre os quais o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico (“O Último Cabalista de Lisboa”), em 1998, e o prémio literário Alberto Benveniste, em 2009.

Patrício Soares da Silva, professor e investigador da FMUP, foi uma das personalidades distinguidas com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. (Foto: CMP)

“[Zimler] é um portuense que não nos deixa esquecer a nossa própria história e vocação, sempre que assume os recantos e amores de uma cidade que é sua por inteiro”, lembrou o Presidente da CMP, Rui Moreira, colocando o escritor ao lado de nomes “como Nasoni ou Eiffel, os Niepoort ou os Vanzelleres” entre os cidadãos nascidos longe do Porto que “entraram no hardware da cidade”.

Este ano a autarquia homenageou também 16 personalidades com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. A U.Porto esteve “representada” por Patrício Soares da Silva, médico, professor catedrático e investigador da Faculdade de Medicina (FMUP); e por Joaquim Augusto Ribeiro Sarmento, antigo estudante e professor catedrático jubilado da Faculdade de Engenharia (FEUP), que completou recentemente 100 anos de vida.

Na lista de homenageados estão também vários antigos estudantes da U.Porto. São eles D. Januário Torgal Ferreira, bispo emérito das Forças Armadas e Segurança e antigo estudante da Faculdade de Letras (FLUP); o historiador Joel Cleto, também ele antigo estudante da FLUP; e José Neves, fundador da Farfetch e antigo estudante da Faculdade de Economia (FEP).

Premiado com a medalha de ouro foi também o Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama – Mama Help, organismo presidido por Maria João Cardoso , professora da FMUP.