A Câmara Municipal do Porto (CMP) distinguiu no passado dia 9 de julho, um conjunto de 40 personalidades com as Medalhas Municipais de Honra, Mérito e Bons Serviços. A cerimónia decorreu nos jardins do Palácio de Cristal e reconheceu vários atuais e antigos estudantes e professores da Universidade do Porto, entre outros que “no presente e no passado, contribuem para o prestígio de uma cidade invicta e resiliente”.

Dos homenageados deste ano, o destaque vai para Francisco Carvalho Guerra, professor catedrático jubilado da Faculdade de Farmácia (FFUP) e um dos dois premiados com a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração atribuída pela autarquia.

Tendo dedicado grande parte da sua vida à Química Farmacêutica e à Bioquímica, Francisco Carvalho Guerra, 88 anos, foi bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, vice-reitor da Universidade do Porto e presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Foi ainda representante destacado em diferentes comités científicos da NATO, da OCDE e da UNESCO, e membro da New York Academy of Sciences.

Francisco Carvalho Guerra recebeu a condecoração das mãos do Presidente da CMP, Rui Moreira (à esq.) (Foto: Porto.)

Pelo meio, foi “várias vezes condecorado nacional e internacionalmente, incluindo pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Francisco”, sendo “um dos mais reconhecidos académicos da cidade e uma das figuras mais proeminentes da sociedade portuguesa” e “sempre se bateu pelo Norte e pelo Porto”, refere a autarquia.

Francisco Carvalho Guerra junta-se assim ao grupo restrito de “pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado à Cidade do Porto serviços, ou concedido benefícios de excecional relevância, ou se tenham distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana ou ainda por relevante ato de coragem ou abnegação”.

Em 2013, a Medalha de Honra da Cidade foi atribuída à Universidade do Porto.

Portuenses de Ouro

A edição desta ano das medalhas municipais ficou ainda marcada pela condecoração de várias figuras da Universidade com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, destinada “a quem tenha praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a Cidade do Porto, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros atos de notável importância”.

Da lista de homenageados fazem parte os arquitetos Alexandre Alves Costa e Manuel Fernandes de Sá, ambos professores jubilados da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e professores eméritos da U.Porto; o designer Eduardo Aires, professor da Faculdade de Belas Artes (FBAUP); Fernando Freire de Sousa, professor da Faculdade de Economia (FEP) e ex-presidente da CCDR-N; e Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), professor da Faculdade de Medicina (FMUP) e atual presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Alexandre Alves Costa (à dir.) foi um dos homenageados da tarde. (Foto: Porto.)

Entre os alumni homenageados destacam-se por sua vez os nomes dos médicos e poetas João Luís Berreto Guimarães e Jorge de Sousa Braga, formados no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e na FMUP, respetivamente; e do ex-jogador e selecionador de Hóquei em Patins, Vítor Hugo, antigo estudante da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP).

A título póstumo, foram ainda distinguidos o médico e antigo professor da Faculdade de Medicina, Abel Sampaio Tavares (1933-2020), e Pedro Baptista (1948-2020), ex-deputado da Assembleia Municipal do Porto e antigo estudante de Filosofia da Faculdade de Letras (FLUP).