A Medalha Municipal de Mérito destina-se a quem tenha praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a Cidade do Porto. (Foto: DR)

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai distinguir esta segunda-feira, dia 9 de julho, seis antigos estudantes da Universidade do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. A cerimónia vai realizar-se nos jardins do Palácio de Cristal e vai juntar os 27 homenageados com a edição deste ano das medalhas da cidade.

O economista e atual Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, será um dos alumni da U.Porto distinguidos. (Foto: DR)

Das personalidades distinguidas o nome mais sonante será o de Fernando Gomes, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), em 1976. Doze anos mais tarde, seria também na FEP que se formaria Luís Artur Ribeiro Pereira, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal do Porto e  vereador da Câmara Municipal, e atual representante da autarquia no Conselho Fiscal da Associação Amigos do Coliseu do Porto.

A lista de alumni da U.Porto medalhados inclui ainda os nomes de Fernando Araújo , atual Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto e professor da FMUP; do arquiteto José Gomes Fernandes (licenciado pela ESBAP, antecessora da Faculdade de Arquitectura); da ex-presidente do  Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gamboa ( licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da U.Porto); e do jornalista César Príncipe (especializado em Jornalismo Político pela U.Porto).

Para além das medalhas de ouro, a cerimónia ficará marcada pela entrega da Medalha de Honra da Cidade – a mais alta condecoração do conjunto de medalhas atribuídas anualmente pela CMP – , galardão que, em 2013, foi atribuído à Universidade do Porto. Este ano, os distinguidos serão Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, e o cantor Rui Veloso.