Iniciativa permitiu desenvolver relações de proximidade entre todos aqueles que têm em comum a ligação à Universidade do Porto. (Fotos: DR)

A cidade de Bruxelas recebeu, no passado dia 23 de fevereiro, o 1.º Encontro Alumni U.Porto Benelux, evento que reuniu cerca de 40 participantes num momento que serviu para sedimentar relações e fomentar o networking entre a comunidade ALUMNI que se encontra a residir na Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Organizado pelas Embaixadoras Alumni U.Porto na Bélgica, Bárbara Parente e Catarina Cruz, com o apoio de José Santos, Embaixador Alumni FEUP, o encontro incluiu um almoço num restaurante da capital belga, após o qual os participantes tiveram oportunidade de confraternizar numa esplanada local. “Viveram-se momentos muito agradáveis, e foi bem percetível como todos os participantes se deixaram envolver neste convívio e manifestaram vontade de o prolongar das mais diversas formas nos próximos tempos”, conta Catarina Cruz.

A Embaixadora da U.Porto nota ainda que, apesar da juventude da maior parte dos participantes, “a partilha de experiências intergeracional também foi muito gratificante. Tudo isto tornou a organização deste encontro e as perspetivas de o fazer novamente no futuro, qualquer que seja o formato, bastante recompensadoras!”

Presentes na capital belga estiveram também a coordenadora do Gabinete Alumni da U.Porto, Maria Clara Martins, e o Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro dos Alumni, Helder Vasconcelos. Em jeito de balanço, este último lembrou que “os Alumni presentes tiveram a oportunidade de reforçar a ligação àquela que é, e será sempre, a sua Universidade, bem assim como de integrar uma rede de contactos envolvendo outros antigos estudantes da U.Porto com ocupações profissionais na mesma geografia e unidos pela instituição de ensino onde se formaram”.

Para Helder Vasconcelos, este tipo de eventos constitui “uma peça fundamental na política de relações externas da Universidade com os seus antigos estudantes a residir no estrangeiro. Até porque “a identificação de antigos estudantes a desenvolver atividade profissional fora do país é uma forma privilegiada de garantir que a U.Porto cria pontes de ligação com esses antigos estudantes , que acabam por funcionar como verdadeiros embaixadores da instituição, junto dos seus contactos nacionais e internacionais e em diferentes contextos e eventos.”