Lançada em 2015, no âmbito do Fundo de Apoio Social da U.Porto, a Bolsa de Colaboradores da Universidade do Porto tem-se afirmado como uma ferramenta cada vez mais importante no apoio aos estudantes em situação económica precária.

A ideia é simples. Aos estudantes beneficiários é proposta a inserção em atividades, projetos e ações dinamizadas pelas unidades orgânicas, serviços autónomos ou serviços centrais da U.Porto. Em troca, recebem uma compensação monetária proporcional ao número de horas de colaboração prestadas.

E se a ideia era boa, os números atestam o sucesso da iniciativa liderada pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP). Em sete anos, são já mais de 1.000 os estudantes que beneficiaram desta modalidade de apoio, financiada com verbas próprias da Universidade.

“A Bolsa de Colaboradores continua a gerar interesse e procura junto dos estudantes, nomeadamente pela expectativa da sua participação/colaboração em atividades neste âmbito lhes permitir obter um apoio monetário importante para fazerem face a necessidades económicas em condições compatíveis com o cumprimento dos seus compromissos académicos e a aquisição de competências importantes na gestão das suas atividades de estudo e na sua futura integração no mercado de trabalho”, destacam os SASUP.

Combater o abandono escolar e promover o sucesso profissional

Com esta iniciativa, pretende-se então contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolares entre aqueles estudantes, promovendo ao mesmo tempo a aquisição e desenvolvimento de competências transversais promotoras da sua empregabilidade e sucesso profissional.

O feedback positivo chega também das entidades que já aderiram ao programa. Estas “consideram que os objetivos configurados com o recurso à Bolsa de Colaboradores foram atingidos e que o envolvimento/participação dos estudantes colaboradores se revelou excelente ou bom, o que perspetiva a continuidade e aumento da utilização desta modalidade de apoio”.

As candidaturas à Bolsa de Colaboradores decorrem no início de cada semestre letivo. Em 2022/2023, as candidaturas do 2.º semestre terminaram no dia 13 de fevereiro, tendo sido registado, de acordo com os SASUP,  “um aumento significativo de candidaturas, a rondar os 75%, relativamente ao 2.º semestre no ano letivo anterior”.

Neste momento, os SASUP estão na fase de encontrar os projetos com os quais os beneficiários da Bolsa possam colaborar.