O musical indiano é inspirado no romance de Herman Hesse (foto: D.R.)

Gostava de assistir ao vivo a um espetáculo de Bollywood? Então saiba que muito brevemente terá essa oportunidade, sem que tenha de sair de Portugal ou mesmo da cidade do Porto! Chama-se  “Siddhartha”, consiste num musical indiano inspirado na obra incontornável de Herman Hesse e acontece no dia 2 de novembro, às 21h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Promovido pela Embaixada da Índia em Portugal, por ocasião do 70.º aniversário da Independência da Índia, ‘Siddhartha’ conta a história de um jovem brâmane que procura a autorrealização, abandonando a casa dos seus pais para levar uma vida de asceta (desenvolvimento espiritual). No entanto, a personagem principal percebe que este caminho  não o faz sentir-se realizado. Entra então por altos e baixos de prazeres sensuais, contacto com dinheiro e com o vício do jogo até que, às portas do desespero, encontra finalmente a paz na margem de um rio, onde um velho barqueiro lhe ensina o significado da vida. O barqueiro pede a Siddhartha que escute o rio e que procure dentro de si um significado para o que rio lhe diz.

Hermann Hesse publicou Siddhartha em 1922, mas foi no início dos anos 70 que a obra surtiu uma verdadeira onda de recetividade, levando toda uma geração de jovens numa viagem espiritual em busca de um significado mais profundo para a vida.

Contando com a poesia Odia de Devdas Chhotray, música de Annada Prasanna Pattanaik e Sachidananda Das e ainda com a coreografia de Ileana Citaristi, o espetáculo tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.