Já se encontram-se abertas as candidaturas a mais uma edição do BIP PROOF, um programa da U.Porto Inovação que tem como objetivo apoiar projetos inovadores desenvolvidos no ecossistema de investigação da Universidade do Porto.

Com o apoio da Fundação Amadeu Dias e do Santander Universidades, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar provas de conceito. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 8 de janeiro de 2021.

O principal objetivo do BIP PROOF é o apoio a projetos de provas de conceito que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização de resultados de investigação promissores. Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado, etc., acrescentando valor a estes resultados e aumentando a sua apetência para serem transferidos a empresas ou para estarem na base da criação de empresas spin-off.

Que projetos são elegíveis?

Podem candidatar-se ao BIP PROOF  projetos que resultem de I&D desenvolvida no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, incluindo as unidades orgânicas e entidades participadas.

Os projetos candidatos devem ainda apresentar um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial); bem como conduzir – ou clarificar a respetiva viabilidade – ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços com aplicação bem definida.

Espera-se igualmente que os projetos evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado; e manifestem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a comercialização e uma eventual exploração dos resultados após o término do BIP PROOF.

Como concorrer?

Os interessados deverão preencher o formulário que está disponível para download .Esse documento deverá depois ser enviado para [email protected], com “BIP PROOF” escrito no assunto da mensagem.

As linhas orientadoras do BIP PROOF podem ser consultadas aqui.