O projeto «BrainSense», um biossensor para diagnóstico de esclerose múltipla, coordenado pela investigadora Inês Mendes Pinto, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi o vencedor da 2.ª edição do concurso de Inovação em Biotecnologia Amyris Innovation BIG Impact na categoria “BIG Impact Innovation Award”, no valor de 7.500 euros. O concurso junta a empresa Amyris Inc e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e tem como objetivo premiar os melhores projetos e promover a inovação na área da biotecnologia.

O objetivo do BrainSense é desenvolver “a deteção multiplexada de um painel de biomarcadores moleculares relevantes para a doença de esclerose múltipla, a partir de um pequeno volume de sangue”. Esta análise subsequente por meio de um algoritmo de risco orientado por Inteligência Artificial, permitirá aos serviços de saúde reduzir os custos de deteção e monotorização da doença.

Segundo Inês Mendes Pinto, “o Amyris BIG Impact Award representa a oportunidade de avançar com esta tecnologia para validação clínica de diagnóstico personalizado e monitorização de doenças neurodegenerativas, principalmente esclerose múltipla, que atualmente é alcançada através de métodos convencionais invasivos”.

O projeto HydroPLUS, coordenado por Helena Moreira, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, venceu o Prémio Amyris Innovation BIG Impact na categoria “Rising Innovation Award”.

Sobre o prémio

O Amyris Innovation BIG Impact Award é promovido pela empresa Amyris Inc e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Tem como objetivo premiar os melhores projetos na área da biotecnologia e promover a inovação em biotecnologia como motor fundamental do desenvolvimento económico.

O concurso visa ainda promover novos processos, tecnologias ou serviços que sejam, simultaneamente, comercializáveis e sustentáveis, com um grande impacto positivo e mensurável na sociedade.