Entre as 07h30 e as 22h30, o Jardim Botânico do Porto abre ao público para o BioBlitz

Que seres vivos se escondem no Jardim Botânico do Porto? É para responder a esta pergunta que o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) organiza, no próximo dia 16 de setembro, sábado, entre as 07h30 e as 22h30, o BioBlitz. Em jeito de warm-up para a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realiza no dia 29 de setembro,  esta visita ao Jardim Botânico, conta com um enfoque único: conhecer as espécies que têm o seu habitat num dos jardins mais conhecidos da cidade.

Entre reptéis e anfíbios, aves, líquenes, invertebrados, mamíferos, plantas a fungos, muitos são os seres vivos que fazem do Jardim Botânico do Porto. Com a ajuda de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), todos os interessados podem conhecer e saber mais sobre seres vivos e biodiversidade.

Destinado a miúdos e graúdos, em família ou sozinho, o BioBlitz está integrado na maior plataforma de biodiversidade portuguesa – BioDiversity4All – Biodiversidade para Todos!. As observações têm, em média, a duração de 1h30min e são de entrada livre. O dia começa com a observação das aves, entre as 07h30 e as 09h00; seguem-se os mamíferos terrestres. A partir das 10h30, é a vez dos répteis e anfíbios e, a partir das 12h00, os participantes poderão conhecer os invertebrados que vivem no Jardim Botânico do Porto. A micologia está agendada para as 15h00 e as briófitas líquenes para as 16h30. Às 18h00, a visita está focada nas plantas vasculares e, às 20h30, repete-se a observação aos invertebrados.

A participação no BioBlitz é livre e gratuita, necessitando apenas de inscrição no local.

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Skłodowska Curie.

Mais informações através do e-mail neinvestigadoresporto@gmail.com.