São dezenas de obras que ajudam a percorrer a história da medicina, da medicina veterinária e das ciências farmacêuticas e vão revelar-se ao público, a partir de 10 de outubro, segunda-feira, na exposição Tesouros da Biblioteca ICBAS/FFUP, promovida pela Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Através desta iniciativa, pretende-se divulgar um conjunto de livros publicados entre os séculos XVIII e XX, que integram a área de reservados do fundo bibliográfico da Biblioteca ICBAS/FFUP, constituído em grande parte por obras que pertenceram à Escola de Pharmacia do Porto e por ofertas de particulares.

“As obras em exposição, representativas das diversas áreas de estudo do complexo ICBAS/FFUP, reforça, pela sua raridade e preciosidade, o valor científico, histórico e cultural de um património documental que deve ser protegido, preservado e valorizado”, destaca a organização.

Organizada em parceria com o Núcleo Museológico da FFUP e o Museu de Anatomia Professor Nuno Grande, do ICBAS, a exposição surge na sequência de exposições anteriores que procuraram promover o fundo bibliográfico existente na Biblioteca, enfatizando efemérides, temáticas e personalidades com papel relevante no apoio às atividades de ensino e investigação.

Com entrada livre, Tesouros da Biblioteca ICBAS/FFUPpode ser visitada até 10 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 19h30, na sala 1 da Biblioteca ICBAS/FFUP.