jardim_fbaup

Programa terá como ponto alto as comemorações do Dia da FBAUP e dos 235 anos do ensino artístico em Portugal. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) promove, de 14 a 18 de setembro, uma semana recheada de eventos artísticos e culturais abertos à comunidade, numa iniciativa que tem como duplo objetivo assinalar o arranque do ano letivo 2015/2016 e, ao mesmo tempo, comemorar o 235º aniversário do ensino artístico em Portugal.

O grande destaque da Semana de Arranque 2015 – 16 será a Sessão Solene do Dia da FBAUP, agendada para dia 18, às 16h00, na Aula Magna da Faculdade. Presidida pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, a cerimónia terá como orador convidado António Guerreiro, crítico literário e ensaísta, que proferirá uma Aula Aberta intitulada: “As indisciplinas artísticas na ordem da Universidade”.

A entrega dos prémios de Aquisição 2014/15 – Artes Plásticas e Design de Comunicação, a atribuição do Certificado de Mérito aos diplomados melhor classificados nos Ciclos de Estudo da FBAUP no ano letivo 2013/14 e ainda um agradecimento póstumo ao Arquiteto Nunes de Almeida, são outros dos momentos que integram o programa de comemoração.

Mas há muito mais para descobrir numa semana recheada de eventos programados pelas diferentes áreas científico-pedagógicas – Artes Plásticas, Desenho, Design e Ciências da Arte – da FBAUP. Nela cabem aulas abertas proferidas por personalidades de mérito, mesas-redondas, workshops, exposições, entrega de prémios e distinções, concertos, entre outras iniciativas.

Já esta segunda-feira, 14 de setembro, o Dia das Artes Plásticas  vai ser assinalado com a abertura, pelas 17h00, das exposições Prémios de Aquisição 2014/15 —  Artes Plásticas e Design de Comunicação (na Galeria Cozinha e na Galeria Museu) e 520 Horas, Obras do Acervo do Museu (Pavilhão de Exposições). Na quarta-feira, dia 16, será a vez de Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Professor e Crítico de Arte,  visitar a faculdade para proferir uma Aula Aberta sobre “A Cultura ajuda a desenhar a cidade e vice-versa”.

O programa encerra no dia 18 com uma visita guiada às exposições “520 horas. obras do acervo do Museu” e “Prémios de Aquisição 2014/15 – Artes Plásticas e Design de Comunicação”, seguida de um Porto d’Honra, no terraço do Museu da FBAUP.